Cuba diminui páginas de jornais por falta de papel

© flickr.com / Chris PawlukBandeira nacional de Cuba em Havana
Bandeira nacional de Cuba em Havana - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cuba anunciou nesta quinta-feira (4) que devido a falta de papel-jornal irá diminuir a circulação de ao menos seis jornais estatais em um sinal de falta de recursos que atingem a ilha.

O jornal Granma e outros períodos anunciaram que as edições de quarta e sexta-feira diminuirão de 16 para 8 páginas. 

O jornal da Juventude Comunista não será mais publicado nos sábados.

O Granma atribuiu a mudança a "dificuldades na disponibilidade de papel-jornal no país", sem fornecer detalhes. Cuba importou papel-jornal da China nos últimos anos e o governo vem sofrendo com problemas de fluxo de caixa, forçando cortes em uma ampla gama de produtos importados.

O príncipe Charles e a duquesa Camilla visitam Memorial José Martí, em Havana, 24 de março de 2019 - Sputnik Brasil
Viagem a Cuba faz príncipe Charles entrar na 'lista de comunistas' criada por brasileiros
A última grande redução no papel de jornal foi durante o "período especial" de escassez e dificuldades que se seguiu à queda da União Soviética. Cuba parece hoje distante de um novo "período especial", mas a ilha tem sofrido escassez cada vez mais frequente e duradoura de produtos básicos, incluindo farinha, óleo de cozinha, frango e ovos, todos atribuídos à escassez de moeda forte.

O governo não divulga muitas informações econômicas, mas o crescimento do produto interno bruto tem permanecido estável desde 2016, devido em grande parte à queda econômica da Venezuela, maior aliada de Cuba e fonte de petróleo altamente subsidiado há quase duas décadas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала