Estátua que retrata beijo no fim da 2ª Guerra é pichada com os dizeres '#MeToo' (FOTOS)

© Twitter/ItsJeffHiggins #MeToo pichado em uma estátua em homenagem a foto famosa da 2ª Guerra Mundial.
#MeToo pichado em uma estátua em homenagem a foto famosa da 2ª Guerra Mundial. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A frase “#MeToo” foi pintada com spray em uma estátua à beira-mar que retrata um marinheiro beijando uma assistente de dentista no final da Segunda Guerra Mundial. A estátua de Sarasota, Flórida, recria uma foto icônica que se transformou em ícone da cultura americana.

De acordo com o Departamento de Polícia de Sarasota, a polícia recebeu uma denúncia sobre um ato de vandalismo contra a estátua da "Renda Incondicional", localizada na North Gulfstream Avenue e Bayfront Drive. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram a frase "#MeToo" pintada de vermelho na obra.

A polícia não encontrou latas de tinta spray nas proximidades da estátua. Nenhum outro objeto na área foi considerado vandalizado, e não havia nenhum vídeo de câmeras de vigilância mostrando o incidente. Autoridades policiais acreditam que o ato vandalismo ocorreu em algum momento na segunda-feira.

"O dano aproximado é estimado em mais de US$ 1.000, devido à grande área que o grafite cobre e aos recursos necessários para repará-lo", reportou o Departamento de Polícia de Sarasota em nota.

Asia Argento no Festival de Cannes, sul da França em maio deste ano. - Sputnik Brasil
Líder do movimento #MeToo é demitida de atração de TV após denúncia de agressão sexual
O departamento de Obras Públicas da prefeitura de Sarasota retirou o grafite às 9h da quarta-feira.

O movimento #MeToo se espalhou em outubro de 2018, depois que acusações de má conduta sexual contra o poderoso produtor de cinema e executivo Harvey Weinstein foram publicadas na revista The New Yorker.

A frase, usada há muito tempo pela ativista social Tarana Burke, ganhou popularidade rapidamente quando Alyssa Milano a publicou em outubro para encorajar as mulheres a divulgar experiências de má conduta sexual, um esforço para demonstrar se tratar de um problema crônico na sociedade americana.

A estátua da "Renda Incondicional" mostra George Mendonsa, oficial da Marinha dos EUA, agarrando e beijando Greta Zimmer Friedman, assistente de dentista em um uniforme de enfermeira, em 14 de agosto de 1945. Ela é baseada em uma fotografia tirada pelo fotógrafo americano Alfred Eisenstaedt, que capturou o momento no dia em que foi declarada a vitória sobre o Japão.

Harvey Weinstein fala na 40ª Conferência Anual de Mídia e Comunicação Global em Nova York em 5 de dezembro de 2012 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Procurador-geral de Nova York instaura processo contra Harvey Weinstein e produtora
A fotografia foi publicada na revista Life uma semana depois de ter sido tirada e transformou-se em um ícone cultural dos EUA.

Críticos porém afirmam que tanto a fotografia quanto a estátua não devem ser comemoradas porque em uma entrevista de 2005, Friedman admitiu que quando Mendonsa a beijou naquele dia, ele era apenas um estranho que a agarrou.

"Eu fui agarrada por um marinheiro, e não foi tanto um beijo, foi mais um ato de júbilo por ele não teve que voltar [para a guerra] Eu descobri mais tarde que ele estava feliz por não ter que voltar para o Pacífico. Esta a razão pela qual ele agarrou alguém vestida como uma enfermeira, porque ele se sentiu muito grato às enfermeiras que cuidaram dos feridos", disse Friedman na entrevista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала