Reino Unido reforçará sua presença militar no Ártico para se opor à Rússia, diz mídia

© Foto / Marinha dos EUAMarinhas dos EUA e do Reino Unido realizam exercícios marítimos conjuntos no Ártico
Marinhas dos EUA e do Reino Unido realizam exercícios marítimos conjuntos no Ártico - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, disse que o Reino Unido pretende reforçar a presença militar no Ártico para “proteger” o flanco norte da OTAN das ações da Rússia, segundo o diário The Telegraph.

Segundo o jornal, mais de 1.000 fuzileiros navais da Marinha britânica farão treinamentos anuais com colegas noruegueses no âmbito de um programa previsto para dez anos, formando no futuro próximo um novo destacamento, assinalou Williamson durante uma visita à base militar em Bardufoss, na Noruega.

O ministro britânico mencionou também que o Reino Unido enviará no próximo ano para a região do Ártico um avião de patrulha marítima Poseidon P8 para vigiar a atividade crescente dos submarinos russos.

"Queremos melhorar nossas capacidades em condições de temperaturas abaixo de zero, aprendendo com antigos aliados, tais como a Noruega, ou monitorando as ameaças submarinas com nossos aviões Poseidon. Nos manteremos atentos a novos desafios", afirmou Williamson.

O navio quebra-gelo finlandês MSV Nordica navega através do gelo flutuando no mar de Chukchi, na costa do Alasca. - Sputnik Brasil
Lavrov: 'Rússia quer entender o que a OTAN busca no Ártico'
O ministro acrescentou também que a atividade dos submarinos russos no Ártico aumentou nos últimos anos. Em 2017, a Marinha Real teve que interceptar 33 navios russos que se aproximaram das águas territoriais do Reino Unido, em comparação com um só incidente em 2010.

Em 2020, a Força Aérea Real receberá na sua base de Lossiemouth, na Escócia, novos aviões P8 Poseidon que realizarão missões de reconhecimento em uma vasta área que abrange o Atlântico Norte e o Ártico. Uma das suas funções será proteger os submarinos nucleares britânicos.

Gavin Williamson faz frequentemente declarações fortes ligadas à Rússia. Na Conferência de Segurança de Munique ele dedicou uma parte importante do seu discurso à "ameaça de Moscou". O ministro britânico afirma que, após o Brexit, Londres deve "reforçar a sua presença global" e "aumentar letalidade das suas armas".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала