Europa 'desempenha função dada' pelos EUA na crise venezuelana, assegura especialista

© AFP 2023 / Ronaldo SchemidtManifestação venezuelana em Buenos Aires em apoio ao autoproclamado líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, 23 de janeiro de 2019
Manifestação venezuelana em Buenos Aires em apoio ao autoproclamado líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, 23 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil
Nos siga no
No dia 31 de janeiro, o Parlamento Europeu se tornou a primeira instituição da UE a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da República Bolivariana da Venezuela. O especialista político russo esclarece por que a Europa decidiu reconhecê-lo presidente.

Na quinta-feira (31), o Parlamento da União Europeia — com maioria dos votos — reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Avião C17A da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil
Por que EUA enviaram seus aviões militares à Colômbia?
Além disso, na resolução aprovada, o Parlamento fundamentou decisão no fato de Nicolás Maduro "ter rejeitado publicamente a possibilidade de realizar novas eleições presidenciais" na sequência do pedido da União Europeia, tendo o ultimato expirado em 26 de janeiro.

O cientista político, diretor do Departamento de Ciências Políticas do Instituto de Finanças vinculado ao governo da Rússia, Pavel Salin, avaliou a situação em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.

"Está ocorrendo uma campanha iniciada e organizada pelos EUA para substituição do regime de [Nicolás] Maduro, e a Europa desempenha nessa campanha uma função dada a ela", afirmou.

Militares das Forças Armadas da Venezuela - Sputnik Brasil
Especialista político: futuro da Venezuela está nas mãos dos militares
"Já era esperado que cedo ou tarde o Parlamento Europeu tomasse essa decisão, pois agora é evidente que os americanos não planejam alterar cenário inicial. Portanto, até não diria que o Parlamento Europeu está 'assumindo muita responsabilidade', pois neste caso não está assumindo nada. Ele simplesmente está desempenhando a função dada", explicou.

De acordo com Pavel Salin, a questão principal não está ligada ao posicionamento dos aliados dos EUA, mas ao nível de apoio prestado ao presidente legítimo da Venezuela, Nicolás Maduro, dentro do país.

"A questão é por quanto tempo Maduro conseguirá resistir ao cenário, e que medidas serão tomadas pelos EUA se os recursos de Maduro forem suficientes", especificou.

Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela - Sputnik Brasil
Guaidó promete que mudança de governo venezuelano será vantajosa para Rússia e China
Ainda sobre o tema, o analista sublinhou que, se Maduro conseguir resistir, não dá para saber se os EUA começarão intervenção militar por si só ou mascararão suas ações através de forças aliadas, concluiu.

No dia 23 de janeiro, o presidente da Assembleia venezuelana, Juan Guaidó, se declarou presidente interino do país, apelando ao artigo 233 da Constituição.

O segundo mandato de Nicolás Maduro, atual presidente da Venezuela, não foi aceito pelos EUA e por mais vinte países, que decidiram não reconhecê-lo como chefe de Estado, alegando que as eleições foram "fraudulentas". Maduro e a sua administração consideram que Washington esteja arquitetando golpe de Estado contra o país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала