Mercado de petróleo deve se preparar para novas sanções dos EUA sobre o Irã

© AP Photo / Vahid SalemiRefinaria de petróleo ao sul de Teerã, capital do Irã
Refinaria de petróleo ao sul de Teerã, capital do Irã - Sputnik Brasil
Nos siga no
O mercado de petróleo deve estar preparado para a possibilidade de as sanções dos EUA contra o Irã sejam apertadas ou que as que já existem sejam prolongadas, disse o ministro da Energia da Rússia, Alexander Novak, nesta quinta-feira (27).

"A forma como [os EUA] vão agir em Abril-Maio é determinada pela política que eles colocam a si mesmos hoje. É difícil prever, quase impossível. Nós devemos estar preparados para tanto a extensão das concessões sobre importações quanto por sanções mais duras", disse Novak.

Colheita de trigo na região de Krasnodar, Rússia (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Economia baseada no petróleo? Exportações não energéticas da Rússia atingem nível recorde
Em maio, os EUA anunciaram sua saída de forma unilateral do acordo nuclear iraniano, seguido da reimposição das sanções aliviadas no acordo.

Em agosto e em novembro, dois pacotes de sanções dos EUA contra Teerã passaram a ter efeito de forma a forçar a negociação de um novo acordo.

A decisão de Washington não teve apoio dos outros países signitários do acordo — China, França, Alemanha, Irã, Rússia, Reino Unido e União Europeia —
que insistiram que o Irã respeita sua parte do acordo.

As restrições incluem medidas que tentam conter a indústria iraniana de petróleo. Apenas oito países — China, Grécia, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Turquia — receberam exceções temporárias das sanções sobre a importação de petróleo do Irã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала