Especialistas dos EUA não acreditam na desnuclearização norte-coreana

© REUTERS / Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA)Teste de míssil norte-coreano Hwasong-12 (foto de arquivo)
Teste de míssil norte-coreano Hwasong-12 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo o portal americano 38 North, é muito provável que o centro nuclear de Punggye-ri na Coreia do Norte não tenha sido totalmente destruído.

Anteriormente, a Coreia do Norte explodiu três dos quatro túneis utilizados para testes nucleares, entretanto, o portal americano assegura que imagens de satélite mostram que no local ainda há dois edifícios intactos, sendo o centro de comando e instalações auxiliares para o pessoal. Com isso, o portal afirma que os norte-coreanos apenas congelaram o local, possibilitando reativação no futuro.

Bandeiras de China, Coreia do Sul e Coreia do Norte - Sputnik Brasil
China e Coreia do Sul vão fortalecer coordenação para desnuclearização da Coreia do Norte
EUA e Coreia do Norte estão tentando seguir o acordo firmado na cúpula que ocorreu entre os líderes dos dois países em Singapura, no dia 12 de junho.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, comprometeu-se com a desnuclearização total da península da Coreia, enquanto que o presidente americano, Donald Trump, prometeu garantias de segurança a Pyongyang.

Entretanto, segundo a CNN, Pyongyang melhorou a base de mísseis Yeongjeo-dong, localizada no interior montanhoso da Coreia do Norte, além de construir outra instalação que não havia sido previamente identificada publicamente.

Perante as acusações das autoridades americanas de que o líder norte-coreano não esteja cumprindo os compromissos assumidos na cúpula de Singapura, a Coreia do Norte está à espera de medidas recíprocas dos EUA e não de um desarmamento "unilateral".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала