- Sputnik Brasil
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

Faz 39 anos desde tomada de reféns na embaixada estadunidense em Teerã

Nos siga no
Hoje, se completaram 39 anos desde a histórica crise dos reféns americanos no Irã, que aconteceu na sequência da Revolução Islâmica no país e da derrubada do xá Reza Pahlavi.

A revolução que se deu em fevereiro de 1979 foi uma resposta às políticas pró-americanistas do xá e resultou na sua fuga para o México. Em meio a uma campanha antiamericana muito forte no país, em outubro do mesmo ano o ex-líder iraniano foi liberado para entrar nos EUA, estando gravemente doente.

O fato causou uma indignação inédita em Teerã, que exigia a entrega do ex-monarca, e a consequente tomada da embaixada estadunidense na capital iraniana por cerca de 400 pessoas que se designavam como membros da Associação de Estudantes Muçulmanos. Os organizadores do ataque tiveram como exigência a extradição do xá e seu futuro julgamento pelo Tribunal Revolucionário. Inicialmente, o número de reféns se somou em 90 pessoas, mas após a libertação de mulheres, negros e não americanos se reduziu para 52.

Foi só após uma operação militar fracassada por parte dos militares estadunidenses, a invasão pelas tropas iraquianas do país e a morte do xá no exílio que os reféns capturados na embaixada por 444 dias foram entregues às autoridades americanas. Na época, o incidente levou à ruptura completa de relações diplomáticas entre as duas nações, que não foram restauradas até hoje.

© Foto / Domínio públicoMembros da Associação de Estudantes Muçulmanos tomam o prédio da embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979.
Membros da Associação de Estudantes Muçulmanos tomam o prédio da embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
1/12
Membros da Associação de Estudantes Muçulmanos tomam o prédio da embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979.
© Foto / Domínio públicoReféns no dia do ataque contra a embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979.
Reféns no dia do ataque contra a embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
2/12
Reféns no dia do ataque contra a embaixada estadunidense em Teerã, em 4 de novembro de 1979.
© AP PhotoManifestantes queimam a bandeira estadunidense no muro da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979.
Manifestantes queimam a bandeira estadunidense no muro da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
3/12
Manifestantes queimam a bandeira estadunidense no muro da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979.
© AP Photo / Herve MerliacÓrfãs protestam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 27 de novembro de 1979.
Órfãs protestam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 27 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
4/12
Órfãs protestam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 27 de novembro de 1979.
© AP PhotoAiatolá Hussein Ali Montazeri segura um rifle ao afirmar durante um discurso que os reféns não seriam libertados até que o xá Reza Pahlavi fosse entregue ao Irã, em 23 de novembro de 1979.
Aiatolá Hussein Ali Montazeri segura um rifle ao afirmar durante um discurso que os reféns não seriam libertados até que o xá Reza Pahlavi fosse entregue ao Irã, em 23 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
5/12
Aiatolá Hussein Ali Montazeri segura um rifle ao afirmar durante um discurso que os reféns não seriam libertados até que o xá Reza Pahlavi fosse entregue ao Irã, em 23 de novembro de 1979.
© AP PhotoTrês reféns sequestrados na embaixada dos EUA em 4 de novembro de 1979 são libertados e viajam para o aeroporto, em 19 de novembro do mesmo ano.
Três reféns sequestrados na embaixada dos EUA em 4 de novembro de 1979 são libertados e viajam para o aeroporto, em 19 de novembro do mesmo ano - Sputnik Brasil
6/12
Três reféns sequestrados na embaixada dos EUA em 4 de novembro de 1979 são libertados e viajam para o aeroporto, em 19 de novembro do mesmo ano.
© AP Photo / Herve MerliacEstudante armado iraniano efetua patrulhamento da embaixada estadunidense em Teerã, onde estão retidos os reféns, em 29 de novembro de 1979.
Estudante armado iraniano efetua patrulhamento da embaixada estadunidense em Teerã, onde estão retidos os reféns, em 29 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
7/12
Estudante armado iraniano efetua patrulhamento da embaixada estadunidense em Teerã, onde estão retidos os reféns, em 29 de novembro de 1979.
© Foto / Domínio público/Trikosko, Marion S.Em Washington, em 9 de novembro de 1979 decorre uma manifestação na sequência da tomada de reféns na embaixada estadunidense em Teerã em 4 de novembro do mesmo ano.
Em Washington, em 9 de novembro de 1979 decorre uma manifestação na sequência da tomada de reféns na embaixada estadunidense em Teerã em 4 de novembro do mesmo ano - Sputnik Brasil
8/12
Em Washington, em 9 de novembro de 1979 decorre uma manifestação na sequência da tomada de reféns na embaixada estadunidense em Teerã em 4 de novembro do mesmo ano.
© AP PhotoManifestantes iranianos queimam um boneco do Tio Sam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979.
Manifestantes iranianos queimam um boneco do Tio Sam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979 - Sputnik Brasil
9/12
Manifestantes iranianos queimam um boneco do Tio Sam perto da embaixada dos EUA em Teerã na sequência da tomada de reféns em 4 de novembro, em 9 de novembro de 1979.
© Foto / Domínio público/Johnson Babela52 reféns libertados da embaixada estadunidense em Teerã chegam no hospital, em 1981.
52 reféns libertados da embaixada estadunidense em Teerã chegam no hospital, em 1981 - Sputnik Brasil
10/12
52 reféns libertados da embaixada estadunidense em Teerã chegam no hospital, em 1981.
© Foto / Domínio público/Don KoralewskiReféns tomados na embaixada estadunidense em Teerã regressam para os EUA, em 27 de janeiro de 1981.
Reféns tomados na embaixada estadunidense em Teerã regressam para os EUA, em 27 de janeiro de 1981 - Sputnik Brasil
11/12
Reféns tomados na embaixada estadunidense em Teerã regressam para os EUA, em 27 de janeiro de 1981.
© AP PhotoRefém libertado da embaixada estadunidense em Teerã, Richard Morefield, se encontra com sua mãe em Washington, em 27 de janeiro de 1981.
Refém libertado da embaixada estadunidense em Teerã, Richard Morefield, se encontra com sua mãe em Washington, em 27 de janeiro de 1981 - Sputnik Brasil
12/12
Refém libertado da embaixada estadunidense em Teerã, Richard Morefield, se encontra com sua mãe em Washington, em 27 de janeiro de 1981.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала