EUA ameaçam países que querem adquirir S-400 russos

© Sputnik / Vitaliy Ankov / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis de defesa aérea S-400 no ensaio da parada do dia da vitória em Vladivostok
Sistema de mísseis de defesa aérea S-400 no ensaio da parada do dia da vitória em Vladivostok - Sputnik Brasil
Nos siga no
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, afirmou que "vai contra nossa política que um aliado da OTAN, como a Turquia, utilize um sistema S-400".

Sistemas de mísseis S-400 Triumph do regimento de defesa antiaérea na cidade russa de Teodósia, na Crimeia - Sputnik Brasil
Assistente de Pompeo diz que venda do S-400 para Turquia seria 'catástrofe' para os EUA
Os Estados Unidos voltou a pronunciar contra a compra de sistemas antiaéreos russos S-400 pela Turquia, assim como de outros sócios e aliados em todo o mundo, segundo as declarações de Nauert em uma recente coletiva de imprensa.

A representante oficial foi questionada sobre os planos da Rússia de entregar o primeiro lote desses sistemas a Ancara em 2019. Nauert destacou que isso seria "uma preocupação" para os EUA, já que "vai contra nossa política que um aliado da OTAN, como a Turquia, utilize um sistema S-400".

"Parte do problema com isso é que eles não são interoperáveis com outros sistemas da OTAN. Então estamos contra alguns de nossos parceiros e aliados ao redor do mundo que estão potencialmente comprando os S-400", acrescentou.

Quando perguntada se outros países seriam sancionados por uma compra semelhante, a porta-voz disse que "deixamos muito claro que poderiam desencadear sanções para outros países e entidades em todo o mundo".

"Um bom satélite faz o que é dito"

Sistema de mísseis Patriot - Sputnik Brasil
EUA estariam tentando vender seus Patriot à Turquia para impedir compra de S-400 russos?
Os planos de entrega dos S-400 russos para a Turquia já causaram descontentamento a Washington, que ameaçou com imposição de sanções unilaterias contra Ancara e com o boicote na entrega de aviões de combate F-34 já adquiridos.

A esse respeito, o ex-diplomata norte-americano, Jim Jatras, disse ao RT que o problema não está na interoperabilidade, já que "há muitos países que adquiriram equipamentos militares de várias fontes diferentes".

"Realmente não temos aliados, temos um satélite e um bom satélite faz o que é dito", opinou ironicamente. "E se este não quer se comporta como um bom satélite, pegamos uma vara e o ameaçamos", concluiu Jatras.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала