Líderes europeus dizem que Rússia deve aceitar responsabilidade por derrubada do MH17

© Sputnik / Andrei SteninDestroços do Boeing-777 em Donetsk, no leste da Ucrânia
Destroços do Boeing-777 em Donetsk, no leste da Ucrânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os líderes da União Europeia disseram em um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, depois de horas de debates em Bruxelas, que a Rússia deveria aceitar sua responsabilidade pela derrubada do voo MH17 na Ucrânia.

"O Conselho Europeu reitera o seu total apoio à Resolução 2166 do Conselho de Segurança das Nações Unidas relativa à derrubada do voo MH17. Exorta a Federação da Rússia a aceitar a sua responsabilidade e a cooperar plenamente com todos os esforços para estabelecer a verdade, a justiça e a prestação de contas", diz o comunicado.

Restos do Boeing 777 da Malaysia Airlines, no leste da Ucrânia - Sputnik Brasil
Putin: míssil que derrubou aeronave MH17 não era russo

Em julho de 2014, um Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines que fazia o voo MH17 de Amsterdã para Kuala Lumpur foi atingido por um míssil quando sobrevoava a região de Donetsk, no leste da Ucrânia, caindo com 298 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes. Relatórios da equipe de investigação responsável por esclarecer a tragédia indicaram que a aeronave teria sido derrubada por um armamento russo, um sistema Buk que pertenceria originalmente às Forças Armadas russas.

A Resolução 2166 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, à qual o Conselho Europeu se referiu em sua declaração, foi adotada por unanimidade em 21 de julho de 2014, destacando a necessidade de "uma investigação internacional completa, minuciosa e independente do incidente, em conformidade com a aviação civil internacional".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала