Político estadunidense reconhece que país pode subestimar arsenal nuclear da Rússia

© Sputnik / Oleg LastochkinCruzador nuclear pesado russo Admiral Nakhimov
Cruzador nuclear pesado russo Admiral Nakhimov - Sputnik Brasil
Nos siga no
O erro nos cálculos dos EUA quanto ao número de ogivas nucleares que estão armazenadas na Rússia pode chegar até milhares de unidades, pois Washington não dispõe de informações precisas sobre isso, disse o ex-secretário de Defesa dos EUA, William Perry.

"O cálculo de ogivas é uma tarefa basicamente difícil. Na realidade, até hoje os EUA ainda não sabem quantas ogivas a Rússia tem nos seus armazéns, e os erros nos nossos cálculos podem chegar até milhares de unidades", afirmou ele em Genebra durante a abertura do Fórum Internacional de Luxemburgo de Prevenção de Catástrofes Nucleares.

Bombardeiro B-1B da Força Aérea dos EUA (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Rússia promete 'medidas de retaliação' caso EUA produzam novas armas nucleares
Em abril, os altos representantes russos comunicaram que o país reduziu seu arsenal nuclear mais de 85% e continua fiel ao Tratado de Redução das Armas Estratégicas, enquanto os EUA ignoraram os índices exigidos nas suas cláusulas, inclusive através de manipulações incorretas não previstas pelo documento.

O tratado, assinado pelos EUA e Rússia em 2010, entrou em vigor em 5 de fevereiro de 2011. Ele prevê que cada lado reduza seus arsenais de maneira que daqui a sete anos a quantidade total de armamentos não exceda 7.000 mísseis balísticos intercontinentais, mísseis balísticos instalados em submarinos e em bombardeiros pesados, bem como 1.550 ogivas e 800 instalações de lançamento instaladas e não instaladas.

O acordo exige que a Rússia e os EUA troquem as respectivas informações duas vezes por ano.

Em 5 de fevereiro de 2018, chegou o prazo limite em que as duas partes deveriam alcançar os índices estabelecidos pelo tratado. O prazo de funcionamento dele expira em 2021.

O Fórum Internacional de Prevenção de Catástrofes Nucleares começou hoje (11) em Genebra e reúne 49 especialistas de 14 países com a finalidade de analisar os desafios atuais no campo nuclear.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала