Damasco: Militantes de Ghouta Oriental planejam encenar ataque químico para acusar governo

© AFP 2023 / HAMZA AL-AJWEHSírio em meio à fumaça e pó em Ghouta Oriental
Sírio em meio à fumaça e pó em Ghouta Oriental - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores sírio afirmou que militantes de Ghouta Oriental podem encenar um ataque químico, tendo como alvo várias mulheres, para acusar dele o governo do país.

Um corredor humanitário entre Damasco e Ghouta Oriental perto do campo de refugiados de Al Wafidin na Síria - Sputnik Brasil
Protestos em apoio ao Exército Sírio e contra militantes emergem em Ghouta (FOTOS)
"Nós recebemos informações de que os militantes em Ghouta Oriental estão tencionando encenar um ataque químico […] entre os povoados de Misraba e Bitsawa. Os terroristas do grupo Tahrir al-Sham estão planejando sacrificar várias mulheres para este fim e publicar notícias falsas. Este ‘espetáculo’, como se espera, deve acontecer em 11 de março", afirmou neste sábado (10), Faisal Mekdad, vice-ministro das Relações Exteriores do país. 

O oficial acrescentou que o governo sírio sempre esteve pronto para ajudar em qualquer investigação de ataques químicos no território do país. Contudo, as organizações internacionais se recusaram a cooperar com Damasco e até mesmo a visitar o país para conferir os dados.

"As portas da Síria estão sempre abertas para as organizações internacionais que realizam investigações. De fato, recebemos dezenas de solicitações de vários comitês de investigação. Não rejeitamos nenhuma delas, nem impedimos sua entrada em qualquer parte da Síria. Mas elas acabaram por não o fazer, eis o problema", assinalou.

De acordo com Mekdad, a Organização para a Proibição de Armas Químicas não confia nos resultados da investigação do governo sírio sobre armas químicas, porém, os especialistas da organização nunca foram à Síria para conferir os dados. 

Exército sírio reforça suas posições na parte oriental de Ghouta - Sputnik Brasil
Militantes de Ghouta Oriental ignoram regime de cessar-fogo e prosseguem bombardeios
As autoridades sírias foram repetidamente acusadas de usar armas químicas contra civis no conflito que o país vem enfrentando desde 2011. Damasco tem desmentido este tipo de acusações, insistindo que suas capacidades químicas foram destruídas. 

Em 26 de janeiro, os Capacetes Brancos, um grupo de defesa civil da oposição síria que opera nas áreas dos militantes, informou que três civis foram mortos em Ghouta Oriental e dezenas ficaram feridos, em um suposto ataque com gás cloro.

No mesmo dia, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, acusou as autoridades sírias de organizarem o ataque, o que foi veementemente desmentido por Damasco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала