Mídia: Daesh está preparando grande ofensiva na Síria

© AP Photo / Asmaa WaguihSoldado segurando bandeira do Daesh em Raqqa, Síria
Soldado segurando bandeira do Daesh em Raqqa, Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em outros países) está concentrando forças para um ataque maciço contra forças sírias no leste do país, perto da fronteira iraquiana, informou nesta quarta-feira (7) o jornal Al-Masdar News.

Dois helicópteros militares norte-americanos Black Hawk decolam na cidade de Mossul, Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
'Bofetada no Ocidente': chancelaria iraniana diz ter provas da cooperação de EUA com Daesh
Segundo as fontes, citadas pela edição, é muito provável que os terroristas estejam tentando recuperar o controle sobre as regiões-chave ao longo dos rios Eufrates e Khabur, onde há uma variedade de grandes cidades e campos de petróleo.

Caso a informação seja verdadeira, os terroristas terão como alvos os militantes sírios, apoiados pelos EUA, que se baseiam nas províncias de Deir ez-Zor e Al-Hasakah.

A fonte sublinha que as posições dos militantes estão muito fracas comparadas com as das forças governamentais sírias e tropas iraquianas.

Além disso, o Daesh ganhou tempo para se reagrupar, pois parte das forças que resistiam aos terroristas, dirigiram-se à região de Afrin, onde a Turquia está realizando a operação Ramo de Oliveira contra os curdos.

Combatentes pró-Turquia e tropas turcas na colina que separa Afrin da cidade turca de Azaz - Sputnik Brasil
FDS enviam combatentes para lutar contra tropas turcas em Afrin
De acordo com Al-Masdar News, o Daesh ainda possui milhares de combatentes nas zonas desertas na margem leste do Eufrates.

No fim de fevereiro, altos funcionários estadunidenses expressaram preocupações de que detenções em massa dos membros do Daesh podem provocar a recuperação do grupo terrorista.

Em particular, um funcionário, que preferiu permanecer anônimo, lembrou que o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi havia sido preso em 2004 em um dos maiores centros de detenção norte-americanos, o Camp Bucca, no Iraque. Foi então que ele começou a criar a rede terrorista, recrutando outros prisioneiros, para que os EUA não pudessem reagir a tempo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала