Hegemonia do dólar não será eterna: mais cedo ou mais tarde a história se repete

CC BY 2.0 / Images Money / DollarDólar com bandeira dos EUA de fundo
Dólar com bandeira dos EUA de fundo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A hegemonia do dólar no sistema financeiro mundial não pode durar eternamente. Mais cedo ou mais tarde acabará, opinam vários especialistas.

Muitos economistas consideram que agora é difícil imaginar que o dólar, como moeda de reserva mundial, venha a colapsar. Entretanto, alguns especialistas creem que o petrodólar já sofreu o primeiro duro golpe. 

Nota de cinco dólares em chamas - Sputnik Brasil
Economista norte-americano: dólar tem 'os dias contados' como moeda mundial
Isso ocorreu quando a Venezuela se recusou a aceitar dólares no comércio de petróleo para mostrar ao mundo que há um sistema alternativo ao petrodólar. Posteriormente, o país começou a publicar os índices do preço do petróleo denominados em yuanes. Além disso, a Venezuela, a Rússia e o Irã estão atualmente ponderando a possibilidade de lançar uma criptomoeda apoiada por petróleo.

O gerente de fundos de alto risco Erik Townsend discutiu o futuro do dólar com o fundador da Forest for the Trees (FFT), Luke Gromen, e o fundador da Morgan Creek, Mark Yusko.

"Considero que a causa está relacionada com a estrutura do sistema eurodólar [depósitos em dólares nos bancos localizados fora do território dos EUA, em geral na Europa, onde a prática teve início]. Se um ou outro país quiser deixar de usar o dólar, paradoxalmente isso aumentará a força da divisa norte-americana", disse Luke Gromen.

Ouro - Sputnik Brasil
Economista que previu crise de 2008 avisa: preço do ouro explodirá e dólar será eliminado
A perda de peso do dólar no comércio internacional foi registrada no terceiro trimestre de 2014, particularmente no comércio de produtos energéticos entre a Rússia e a China. Para Gromen, o dólar continuará enfraquecendo no futuro porque "esse enfraquecimento está em conformidade com os interesses da segurança nacional dos EUA".

Yusko, por sua vez, estabelece paralelismos entre o dólar e a libra esterlina, que precedeu a divisa norte-americana como moeda de reserva mundial de referência.

"Os norte-americanos consideram que o dólar sempre tem sido a moeda de reserva mundial. Mas isso não é verdade. O dólar adquiriu esse estatuto apenas a partir de 1944, substituindo a libra esterlina", explicou ele.

Bitcoin - Sputnik Brasil
Alternativa ao dólar? Banco central dos EUA pensa em criar sua própria criptomoeda
O especialista liga esse problema com o fato de, em 1913, o Reino Unido ter intervindo no Oriente Médio e se endividado enormemente. Esses acontecimentos contribuíram para o colapso da libra esterlina e para a liderança do dólar.

"Em 2013, os EUA intervieram no Oriente Médio, contraíram dívidas e com o dólar aconteceu o mesmo que com a libra esterlina muitos anos atrás. Paralelamente, a cotação do yuan chinês aumentou consideravelmente em relação à da moeda norte-americana", sublinhou o fundador da Morgan Creek.

"Quando olho ao redor, penso que está claro que a China tem um plano. Durante as últimas cinco décadas, a implementação desse plano levou a um crescimento bastante harmonioso [da sua moeda]", declarou ele.

Em outras palavras, Yusko está convencido de que o yuan chinês substituirá o dólar como a moeda de reserva mundial até 2050, quando o país se tornar uma força dominante.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала