'Estado espanhol derrotado':Puigdemont pede restituição do 'governo legítimo' na Catalunha

© REUTERS / Albert GeaChefe do governo da Catalunha, Carles Puigdemont
Chefe do governo da Catalunha, Carles Puigdemont - Sputnik Brasil
Nos siga no
Afastado por Madri, o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, pediu sua restituição depois que sua candidatura foi a mais votada entre as forças de independência que terão maioria absoluta no Parlamento da Catalunha, após as eleições desta quinta-feira.

"O governo legítimo tem de voltar para o Palácio da Generalitat, onde é que pertencemos", afirmou o líder da independência em Bruxelas, durante a avaliação dos resultados eleitorais.

As bandeiras estreladas que simbolizam independência da Catalunha durante os protestos de setembro de 2014, Barcelona, Espanha - Sputnik Brasil
Partido Cidadãos ganha eleições na Catalunha, mas bloco pró-independência garante maioria

Além disso, Puigdemont solicitou que, de acordo com os resultados, a Espanha tem uma dívida de "retificação, reparação e restituição" para com a região. "Restituição da democracia alterada, do governo legítimo e da liberdade das pessoas encarceradas", exigiu.

Puigdemont não perdeu a oportunidade de provocar Madri, com quem trocou farpas ao longo de todo o processo independentista, afirmando que a "República da Catalunha ganhou o Estado espanhol".

"Os catalães deram uma mensagem ao mundo: a República da Catalunha ganhou a monarquia de 155. O Estado espanhol foi derrotado", disse o líder da independência.

Seguir de onde paramos

Puigdemont prometeu aos catalães continuar o roteiro soberano depois que as forças da independência tiveram apoio suficiente para formar uma maioria absoluta após as eleições de quinta-feira.

"Continuaremos de onde paramos antes de aplicar o 155", disse.

Protesto pela independência da Catalunha, em Barcelona, dia 11 de novembro de 2017 - Sputnik Brasil
750 mil vão às ruas da Catalunha pedir liberdade de políticos pró-independência presos

Em seu discurso, Puigdemont afirmou que o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, era o perdedor do "plebiscito" que convocou "legalizar o golpe de Estado na Catalunha".

Dado o novo cenário, Puigdemont reiterou que a Catalunha "ganhou o direito de ser ouvida" e instou Rajoy a mudar sua maneira de se aproximar do conflito.

"O Rajoy muda a receita ou mudaremos o país antes do que propusemos", afirmou.

Além disso, o líder da independência novamente apelou para a União Europeia, que pediu "tomar nota" dos resultados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала