Força aérea mais avançada dos EUA chega ao Japão em meio a tensões nucleares

CC0 / Samuel King Jr / Avião F-35A da Força Aérea do Pacífico dos EUA
Avião F-35A da Força Aérea do Pacífico dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dois novos e mais avançados aviões de combate do Exército dos EUA chegaram nessa semana na ilha de Okinawa, Japão, para uma implementação de seis meses em relação ao seu programa nuclear, devido ao crescente nível de tensões com o governo da Coreia do Norte.

Espera-se que mais dez aeronaves estadunidenses com 300 pilotos a bordo sejam transferidas da Base Aérea Hill, localizada no estado de Utah, informa a revista Newsweek.

"Com o ambiente de segurança muito complicado, incluindo [á situação com] a Coreia do Norte, [implementação dos F-35], indica que a parte estadunidense demonstra certo grau de compromisso com esta região", declarou o ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera. 

Não obstante, em Okinawa há aqueles que estão contra a presença prolongada do contingente militar norte-americano. Trata-se principalmente dos moradores comuns da ilha.

Sistema de mísseis Patriot - Sputnik Brasil
'À beira da guerra nuclear': analista avalia possibilidade de ataque dos EUA a Pyongyang
Neste contexto, o ministro japonês assegurou que suas preocupações foram levadas em consideração e que atualmente os militares estadunidenses devem utilizar sistemas de controlo de ruído em meio aos voos dos F-35A.

Além do incômodo causado pelo barulho das aeronaves, os habitantes de Okinawa se preocupam com a poluição ambiental e o aumento da criminalidade, provocados pela base aérea.

Em janeiro deste ano, os EUA e o Japão assinaram o acordo que limita a imunidade jurídica de alguns militares que estão em serviço nessa base.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала