Expandindo Horizontes: Coreia do Sul vai aumentar a cooperação com a Rússia

© Sputnik / Grigoriy Sisoev / Acessar o banco de imagensRussian President Vladimir Putin and President of South Korea Moon Jae-in, left, during a joint press statement on the results of the meeting held as part of the 3rd Eastern Economic Forum at the Far Eastern Federal University, Russky Island. September 6, 2017
Russian President Vladimir Putin and President of South Korea Moon Jae-in, left, during a joint press statement on the results of the meeting held as part of the 3rd Eastern Economic Forum at the Far Eastern Federal University, Russky Island. September 6, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, expressou a esperança de que a cooperação econômica entre Seul e Moscou aumentará em áreas múltiplas, incluindo energia, infraestrutura e agricultura.

"Sugiro que possamos realizar cooperação simultânea colocando nove pontes entre a Rússia e a Coreia do Sul: gás, ferrovia, portos marítimos, eletricidade, rotas de transporte do Ártico, construção naval, criação de emprego, agricultura e pesca", afirmou o presidente sul-coreano, ressaltando que o seu país é o segundo maior importador de gás do mundo, produto abundante em território russo.

Sul-coreanos seguram velas durante uma manifestação contra a presidente Park Geun-hye em uma das avenidas principais de Seul, Coreia do Sul, 26 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Opinião: 'Rússia pode ajudar a resolver caos na Coreia do Sul'
Moon também afirmou o seu apoio ao plano energético "Super Rede" da Rússia em parceria com a própria Coreia do Sul, além do Japão, China e Mongólia. O projeto deve criar "a maior comunidade de energia do mundo", fortalecendo os links energéticos entre a Ásia-Pacífico e o Extremo Oriente.

Além disso, Moon observou que uma cooperação reforçada entre Moscou e Seul ajudará a resolver as tensões com a Coreia do Norte.

"Alguns dias atrás, a Coreia do Norte voltou a fazer uma provocação com seu sexto teste nuclear. Foi um ato que ameaçou não só a paz na península coreana, mas também a paz no nordeste da Ásia. Acredito que o trabalho conjunto de países do Nordeste Asiático para desenvolver com sucesso o Extremo Oriente pode ser uma maneira de resolver fundamentalmente a questão nuclear norte-coreana", disse ele.

"Se a Coreia do Norte vê os países do Nordeste Asiático terem sucesso na cooperação econômica, perceberá que a participação é de seu interesse", acrescentou Moon.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала