Irã: Melhora na Síria oferece 'oportunidade histórica' para resolução da crise

© REUTERS / Sergei KarpukhinRussian Foreign Minister Sergei Lavrov (C) and his counterparts Walid al-Muallem (R) from Syria and Mohammad Javad Zarif from Iran attend a news conference in Moscow, Russia, October 28, 2016.
Russian Foreign Minister Sergei Lavrov (C) and his counterparts Walid al-Muallem (R) from Syria and Mohammad Javad Zarif from Iran attend a news conference in Moscow, Russia, October 28, 2016. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, diz que a melhoria da situação na Síria oferece uma oportunidade histórica para elaborar uma solução política para a crise.

"Hoje, a situação do governo e da população da Síria melhorou, enquanto os grupos extremistas e radicais se encontram em condições desfavoráveis, o que traz uma oportunidade histórica para encontrar uma solução política [para a crise síria]", disse Zarif, citado pelo serviço de imprensa do governo iraniano.

Um militante do Exército Livre da Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Oposição síria explica por que atacou coalizão dos EUA
De acordo com o ministro, os conflitos na Síria, no Iêmen, no Bahrein e em outros países do Oriente Médio não devem ser resolvidos por meios militares, mas através de um processo político em que os próprios cidadãos definirão o futuro de seus países.

Zarif também argumentou que os países estrangeiros poderiam oferecer assistência para abrir o caminho para a solução política para as crises, mas deveriam abster-se de impor sua vontade às nações afetadas pelo conflito, ao mesmo tempo que enfatizava que as conversas sírias em Astana trouxeram resultados positivos e continuarão a ser uma plataforma eficiente para a reconciliação.

A guerra civil entre as forças do governo sírio e vários grupos de oposição e terrorismo destrói o país desde 2011. As partes no conflito e os representantes da comunidade internacional negociam a reconciliação em Genebra e Astana. A próxima rodada de negociações sobre a Síria acontecerá em Astana em meados de setembro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала