- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Força Nacional participará de operações na tríplice fronteira, diz Jungmann

© Fernando Frazão/Agência BrasilForça Nacional nas eleições
Força Nacional nas eleições - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Força Nacional ajudará nas operações da Polícia Federal na região da tríplice fronteira do Paraná com Paraguai e Argentina. O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, durante audiência pública no Senado.

Mais de meia tonelada de cocaína apreendida por equipes da Receita e da Polícia Federal no porto de Santos - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Exclusivo: Brasil é consumidor local e rota de drogas para o exterior
Recentemente, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, comentou na mesma Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que a proteção das fronteiras era um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil no combate ao narcotráfico. As áreas mais preocupantes são as cidades de Foz do Iguaçu e Guaíra, além do Rio Paraná.

Na audiência, o ministro Raul Jungmann confirmou a preocupação com a região, ressaltando a parceria do Brasil com os demais países da América do Sul para coibir o tráfico de armas e drogas nas fronteiras.

"Nós temos fronteiras com dez países. Nós vamos ter que conviver e viver, e esse é o nosso centro, nós queremos exercer, em coordenação com os demais países da América do Sul, um elemento dissuasório em defesa do continente", disse Jungmann.

Aécio Neves, citado nas gravações das conversas entre Romero Jucá e Sérgio Machado como o primeiro a ser comido caso a Lava-Jato prosseguisse - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
'Só trafico drogas', diz senador Zezé Perrella em conversa com Aécio Neves
O senador Ivo Cassol (PP-RO) destacou a importância de também fortalecer as fronteiras da região Norte do país, através do Projeto Calha Norte, idealizado em 1985 com o objetivo de ocupar militarmente uma faixa do território nacional situada ao Norte da Calha do Rio Solimões e do Rio Amazonas.

"Se nós queremos combater as drogas nos morros de São Paulo, nas favelas do Rio, não adianta colocar policial, não adianta colocar a polícia pacificadora nos morros se não combater na raiz. Se não combater lá na base. Se não pegar lá no fundo, que é na entrada do Estado, na divisa, onde dá para combater o contrabando de armas e o tráfico de drogas", analisou o congressista.

Inicialmente, as ações da Força Nacional no Paraná terão a duração de 180 dias, mas esse prazo poderá ser prorrogado. Os agentes vão atuar na fiscalização, prevenção e combate ao contrabando e ao tráfico de armas e drogas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала