Que outro instrumento de pressão sobre Qatar irão inventar EUA e EAU?

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteAl-Udeid, a base militar dos EUA no Qatar
Al-Udeid, a base militar dos EUA no Qatar - Sputnik Brasil
Nos siga no
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos nos EUA, Yousef Al-Otaiba propôs que o país norte-americano use a base aérea de Al-Udeid no Qatar na qualidade de instrumento de pressão política sobre o governo do país.

O Qatar hospeda a principal base militar dos EUA no Oriente Médio. Segundo informa o jornal Hill, mais de 11 mil militares dos EUA e dos países da coalizão internacional estão estacionados na base aérea de Al-Udeid no Qatar.

"A base aérea — é um ótimo seguro que protege de qualquer pressão adicional. Talvez alguém no Congresso [norte-americano] deva se manifestar durante as audiências ou simplesmente dizer: Se calhar vale a pena considerar [possibilidade] da sua transferência?", o Hill cita as palavras do embaixador.

"Se quiser ser honesto, nesse caso acho que a razão para não tomar medidas em relação ao Qatar é a base aérea", afirmou Yousef Al-Otaiba.

Muçulmanos participam de oração coletiva na mesquita Hassan II, em Casablanca - Sputnik Brasil
Marrocos enviará 'dádivas da fé' para o Qatar
Mais cedo, na sexta-feira (9), o representante do Pentágono tinha declarado que o bloqueio do Qatar por parte dos países do Golfo Pérsico não parou as operações militares contra o Daesh que os EUA conduzem a partir da base aérea Al-Udeid, mas impede de as planejar a longo prazo.

No dia 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein romperam as relações diplomáticas com o Qatar, acusando o país de apoiar o terrorismo e de interferir nos assuntos internos dos países árabes. O rompimento foi seguido pelas Maldivas, Maurícias e Mauritânia. Senegal, Niger e Chade convocaram os seus embaixadores de Doha. Jordânia e Djibouti reduziram as atividades das suas representações diplomáticas no país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала