Erdogan aprova lei de envio de militares turcos para Qatar

© AFP 2023 / Ilyas AkenginMilitares turcos
Militares turcos - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aprovou a lei de envio de tropas turcas para o Qatar, bem como o acordo entre os dois países quanto à colaboração em treinamentos militares, informa a agência Reuters.

Há alguns dias, o parlamento turco aprovou a lei de instalação de militares da Turquia na base em Qatar, bem como de treinamentos conjuntos de guarda no país.

Bandeira nacional do Qatar - Sputnik Brasil
Objetivo da ruptura de relações diplomáticas com Qatar – fazer o país se afastar do Irã
Anteriormente, um representante da chancelaria turca confirmou à Sputnik a intenção de Ankara e Doha de criar uma base militar no Qatar. Destaca-se que a acomodação de militares turcos no Qatar vá ser realizada de acordo com o tratado de colaboração bilateral na esfera da segurança e treinamento de oficias da guarda, que foi assinado em 2015.

De acordo com dados da agência, as intenções governamentais foram publicadas no jornal do governo Official Gazette na sexta-feira (9).

Na segunda-feira (5), Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito declararam ruptura das relações diplomáticas com o Qatar. Posteriormente, juntaram-se à medida de exclusão Iêmen, Líbia, Maldivas, Maurício e Comores. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou que o seu país não apoia o isolamento do Qatar e vai continuar progredindo as relações, bem como tentará regular a crise através do diálogo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала