Morre o último homem que pisou na Lua

© AP PhotoEugene Cernan, astronauta norte-americano, último homem a pisar na Lua
Eugene Cernan, astronauta norte-americano, último homem a pisar na Lua - Sputnik Brasil
Nos siga no
Eugene Cernan, morto nesta segunda-feira aos 82 anos, voou três vezes ao espaço, duas vezes para a Lua. Foi o segundo norte-americano a dar um passeio espacial e o último humano a pôr os pés na Lua, segundo informa a NASA.

Imagem da Lua no céu - Sputnik Brasil
Quantos anos tem a Lua?
Cernan foi o comandante da missão Apollo 17 de dezembro de 1972, um dos últimos voos da Apollo e o último a ir para a Lua. Ele se tornou a décima primeira pessoa a pisar na superfície lunar; o piloto do módulo lunar, Jack Schmitt, foi o 12º. Mas, como Cernan foi o último a embarcar na nave que os levou de volta para casa, foram os seus pés que mais recentemente deixaram marcas na superfície da Lua.

Embora ele não tenha sido o primeiro a chegar à Lua, Cernan foi fundamental para conseguir levar seres humanos ao satélite natural. Em maio de 1969, ele era o piloto do módulo lunar da missão Apollo 10, que orbitou a Lua e testou sua aterragem lunar sem de fato ter pousado. 

Em sua viagem à Lua, ele e Schmitt ficaram três dias explorando as crateras e as montanhas Taurus-Littrow. "Naqueles três dias inteiros, não acho que teve nada que se tornou rotina", lembrou Cernan em uma entrevista à NASA. "Mas se eu tivesse que me concentrar em uma só coisa… era apenas olhar para trás para a beleza esmagadora e avassaladora desta Terra."

No total, Cernan passou mais de 566 horas no espaço, 73 delas na Lua.

Cernan nasceu em Chicago e foi piloto de ataque da Marinha antes de ser escolhido pela NASA para se juntar à sua classe de astronautas. Depois de se aposentar da NASA em 1976, ele trabalhou para uma empresa de energia do Texas, começou uma empresa de consultoria aeroespacial e, eventualmente, presidiu uma empresa de engenharia que trabalhou em projetos da NASA. 

"Mesmo com 82 anos, Gene era apaixonado por compartilhar seu desejo de ver a exploração humana contínua do espaço e incentivou os líderes e jovens de nossa nação a não deixá-lo permanecer sendo o último homem a andar na Lua", disse sua família em uma declaração sobre a morte do astronauta, sem especificar os detalhes do falecimento. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала