Evacuação em Aleppo conseguiu separar verdadeiramente rebeldes 'moderados' dos terroristas

© Sputnik / Mikhail Alaeddyn / Acessar o banco de imagensOs habitantes de Aleppo após a evacuação dos militantes e seus familiares da parte oriental da cidade
Os habitantes de Aleppo após a evacuação dos militantes e seus familiares da parte oriental da cidade - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério da Defesa da Rússia comunicou que a evacuação de militantes, efetuada em conjunto com o Exército Sírio, conseguiu separar verdadeiramente a “oposição moderada” dos terroristas, algo que campanha norte-americana nunca foi capaz de fazer.

A operação mostra que é importante ter a vontade de chegar a um acordo com todas as partes em conflito no terreno a fim de alcançar a reconciliação na Síria, frisou o Ministério.

Por volta de 10 mil pessoas foram salvas na sequência da operação de retirada de militantes de Aleppo, adiantou.

"A operação conduzida pelo Centro russo para a Reconciliação na Síria, destinada à evacuação dos militantes e suas famílias de Aleppo, é única, já que esta operação salvou a vida de cerca de 10 mil sírios. A operação deu a oportunidade de impor o regime de cessar fogo não só em Aleppo, mas também em outras regiões sírias", afirmou o major-general Igor Konashenkov.

O representante oficial do Ministério da Defesa russo também ressaltou que "foi, em primeiro lugar, graças aos esforços dos militares russos do Centro para a Reconciliação na Síria que a verdadeira separação entre os militantes da chamada oposição moderada e os radicais se tornou possível. Durante um ano inteiro, os nossos parceiros norte-americanos achavam que isso era impossível de ser implementado na prática".

Sírios evacuados de Aleppo oriental chegam na região de Khan al-Aassal, controlada pela oposição, em 15 de dezembro de 2016, a primeira parada rumo aos campos temporários na periferia de Idlib. - Sputnik Brasil
UNICEF: 2.700 crianças evacuadas de Aleppo em 24 horas
"Todas as tentativas de substituir este difícil processo de negociação com a oposição armada no terreno através de conferências nas capitais do Ocidente, com os representantes do Alto Comitê para Negociações ou por meio do envio de alguns ‘observadores' a Aleppo, são inúteis e levam a um beco sem saída. Quanto mais cedo [as autoridades de] Paris, Londres e Washington, que nem sequer conseguem enviar ajuda humanitária para a Síria, o compreendam, mais depressa se estabelecerá a paz [no país]".

Na sexta-feira (16), o Estado-Maior russo comunicou que cerca de 4.500 militantes que operavam em Aleppo oriental eram islamistas radicais e que a maioria deles já foi evacuada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала