- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Morre o poeta Ferreira Gullar aos 86 anos de idade

© Fernando Frazão / Fotos PúblicasPoeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos de idade
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos de idade - Sputnik Brasil
Nos siga no
O poeta, escritor ensaísta, crítico de arte, biógrafo e tradutor, Ferreira Gullar, morreu na manhã deste domingo (4) aos 86 anos de idade.

Segundo informações divulgadas pela Academia Brasileira de Letras, Gullar foi estava internado há 20 dias em hospital no Rio de Janeiro e foi vítima de uma pneumonia.

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2014, Gullar nasceu em 10 de setembro de 1930 em São Luiz do Maranhão. Influenciado por nomes como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, José Ribamar Ferreira (seu nome verdadeiro) descobriu a poesia moderna aos 19 anos e acabou também aderindo ao método poético mais experimental e livre, rejeitando antigas fórmulas. 

“Ferreira Gullar é uma das expressões mais fortes da literatura brasileira. Em todas as dimensões em que atuou, o fez com maestria e densidade. Antes de ser imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Ferreira Gullar já fora eternizado pela sua obra. Por isso, o poeta sempre será lembrado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos", disse o governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, em nota publicada.

Gullar é considerado como um dos mais importantes autores brasileiros do século XX. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала