Noruega pretende construir túneis flutuantes para juntar seus fiordes lendários

© flickr.com / ParlabaLofoten, Noruega
Lofoten, Noruega - Sputnik Brasil
Nos siga no
O país é mundialmente conhecido por suas belas paisagens que combinam fiordes profundos e montanhas.

A costa oeste do país conta com mais ou menos 1,200 fiordes. Muitos deles são considerados verdadeiras atrações turísticas.

A grande curiosidade é o roteiro a partir de Kristiansand no sul até Tondheim situado no centro da Noruega. A viagem de mais de mil quilômetros tem a duração de 21 horas. Para atravessar os fiordes ao longo dessa rota são necessárias mais sete balsas.

Os noruegueses têm planos de construir túneis flutuantes para resolver o problema. 

Segundo a emissora sueca SVT, a Administração da Rodovias Públicas da Noruega (NPRA) planeja solicitar 25 bilhões de dólares para desistir de balsas e reduzir em duas vezes o tempo de viagem entre as duas cidades.

Uma das sugestões é construir um túnel flutuante no qual haverá dois tubos de concreto, de um quilômetro cada um, sendo que uma parte dele ficará debaixo de água em um fiorde. Esses tubos serão suportados por pontões flutuantes.

Segundo informou à emissora norueguesa NRK o gerente de comunicações da NPRA Kjell Bjorn Vinje, o projeto de travessia de fiordes é espetacular e mesmo sexy e promete ser um avanço tecnológico assim que for levado a cabo, se isso realmente acontecer.

Ilhas de Lofoten, Noruega - Sputnik Brasil
Ecos da guerra passada: Noruega espera que OTAN faça desminagem
Túneis flutuantes parecem uma opção bem mais viável do que os convencionais, mas existem dificuldades em termos de logística, pois sua construção pode impedir a navegação marítima. É por essa razão que os detalhes técnicos devem ser minuciosamente ponderados pelos engenheiros.

Está previsto que o projeto crie um mercado de trabalho integrado com o número total de empregados equivalente a 400 mil e um benefício anual de 1.2 bilhões de dólares, embora a integração completa possa levar de 20 a 30 anos.

Pontes flutuantes e de suspensão são outras opções de conectar fiordes.

No momento a Noruega dispõe de 1.150 túneis, 35 dos quais passam debaixo de água.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала