'Sanções anti-Rússia prejudicam dez vezes mais a Europa do que os EUA'

© Sputnik / Nikolay Hiznyak / Acessar o banco de imagensSetor de alimentos é um dos mais afetados na Europa devido às sanções antirrussas
Setor de alimentos é um dos mais afetados na Europa devido às sanções antirrussas - Sputnik Brasil
Nos siga no
As sanções anti-Rússia custam à economia da União Europeia dez vezes mais do que para os EUA, acredita o diretor executivo da Academia Transatlântica e especialista do Fundo Alemão Marshall, Stefan Sabo.

“Os sistemas econômicos europeus sofreram dez vezes prejuízos com as sanções contra a Rússia do que os EUA. Por exemplo, o comércio da UE com a Rússia diminuiu de 326,5 bilhões de euros em 2013 para 210 bilhões de euros em 2015, enquanto que o comércio entre Rússia e EUA diminuiu de 38,2 bilhões para 23,6 bilhões de dólares no mesmo período” – escreve o especialista em seu artigo publicado pelo fundo Marshall.

“A Alemanha tomou para si a iniciativa da resposta unificada do Ocidente, apesar de ser àquela altura a maior parceira econômica da Rússia” – explica Sabo.

Apesar disso, na sua opinião, esses prejuízos não justificam o levantamento ou a atenuação da política de sanções anti-Rússia. Segundo ele, essas medidas restritivas são uma verdadeira demonstração da “solidariedade ocidental”.

John Tefft, embaixador dos EUA em Moscou - Sputnik Brasil
Embaixador: negócios dos EUA não sofrem de sanções na Rússia
Mas não é todo mundo na Europa que compartilha a sua opinião. Em 18 de maio, por exemplo, o parlamento regional de Veneza analisará uma resolução contrária às sanções contra a Rússia, e que propões reconhecer o direito da Crimeia à autodeterminação. O documento foi assinado por 25 dos 51 parlamentares da câmara e é fundamentado, entre outras coisas, pelas enormes perdas da UE com as sanções anti-russas.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália declarou que a resolução não representa a posição oficial do país, ou tampouco da região. Especialistas, no entanto, não excluem que a iniciativa da Veneza possa levar ao enfraquecimento das sanções contra a Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала