- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rio de Janeiro recebe Mostra de Animação Russa inédita na América Latina

POR DENTRO DO S FATOS 2 COM MARIA VRAGOVA DE 13 05 16
Nos siga no
De 17 a 29 de maio acontece na Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, a Mostra de Animação Russa. O festival, que é inédito na América Latina, reúne 37 desenhos animados de 20 diretores, realizados entre os anos de 1950 e 2014.

Em entrevista exclusiva para a Sputnik, uma das curadoras da mostra Maria Vragova falou sobre a importância do cinema russo, que é um dos mais expressivos do mundo, e que tem a animação como uma tradição do país, ressaltando a importância da mostra.

“É uma tradição grande na antiga União Soviética e na Rússia atual. O cinema russo é pouco conhecido no Brasil, pois poucos filmes chegaram ao país, apesar de que recentemente ganharam vários prêmios até no Anima Mundi, mas uma retrospectiva dessas realmente nunca aconteceu no Brasil, e acredito realmente nem na América Latina," explicou a curadora.

Quanto ao perfil das animações, Maria Vragova destaca que os filmes da antiga União Soviética mostram sempre um lado mais humanista do que político.

Museu do Samba, no Rio de Janeiro, participa da 14ª Semana Nacional de Museus - Sputnik Brasil
Ibram dá início a 14ª Semana Nacional de Museus no Brasil

“Durante toda a existência da União Soviética a animação nunca era politizada, ao contrário, era muito humanizada, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, quando os principais temas da propaganda interna eram Paz e Humanismo, então, a animação também pegou isso, e aborda vários temas da existência humana e do humanismo, que é típico tanto do cinema autoral russo, quanto para a animação que também é muito autoral.”

Sobre o público alvo, a curadora disse que a Mostra de Animação Russa é para todas as idades, com programação para adultos e crianças. 

Maria Vragova, contou que além dos filmes, o projeto conta também com outras atividades em paralelo, como debates e até lançamento de livro.

“Teremos as mesas-redondas com bate papo com a diretora Svetlana Filippova, que é uma das animadoras mais interessantes e atuais da Rússia. Além disso, pela primeira vez em português foi traduzido o livro Tarakã (Baratão), do Kornei Tchukóvski, que é um escritor infantil russo, como se fosse Monteiro Lobato, no Brasil e que nunca foi traduzido antes para o português, e que será lançado no dia 28, às 17h.” 

Para saber toda a programação da Mostra de Animação Russa é só acessar o site da Caixa Cultural RJ.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала