OTAN pretende ter presença 'mais persistente' no Mar Negro

© AFP 2023 / DANIEL MIHAILESCUNavios militares da OTAN participam dos exércicios no mar Negro, 16 de março de 2016
Navios militares da OTAN participam dos exércicios no mar Negro, 16 de março de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cooperação entre os países membros da OTAN da região do Mar Negro, que inclui a Bulgária, Romênia e Turquia, com a assistência dos Estados Unidos, será a "chave para os desafios de segurança". A declaração é do vice-secretário-geral OTAN, Alexander Vershbow.

Exercícios da OTAN na Lituânia - Sputnik Brasil
Rússia: OTAN precisa reduzir atividades militares próximas à fronteira se quiser dialogar
Segundo ele, a Aliança do Norte deve considerar uma presença militar "mais persistente" na região do Mar Negro, com foco em capacidades marítimas. 

"Precisamos considerar uma presença militar mais persistente da OTAN na região (Mar Negro) — com um foco particular em nossas capacidades marítimas — uma presença que deve ser robusta, certamente, mas também com uma postura defensiva, não permanente, e em conformidade com a Convenção de Montreux, que regula e limita o trânsito de navios de guerra estatais no Mar Negro através do Bósforo e de Dardanelos”, disse Vershbow nesta sexta-feira (22) em um discurso citado no site oficial da organização. 

Ele acrescentou que a aliança já aplicou uma série de medidas de garantia na região, como a intensificação das patrulhas marítmas da OTAN no Mar Negro, voos de vigilância na região e a presença do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA no mar na Romênia.

De acordo com Vershbow, a cooperação entre os países membros da OTAN da região do Mar Negro, compreendendo a Bulgária, a Romênia e a Turquia, com a assistência dos Estados Unidos, será a "chave para os desafios de segurança" na região. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала