Panama Papers: Kirchner será investigada por lavagem de dinheiro

© AP PhotoA presidente da Argentina, Christina Fernandez de Kirchner
A presidente da Argentina, Christina Fernandez de Kirchner - Sputnik Brasil
Nos siga no
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner será invetigada pela Justiça de seu país por suspeita de lavagem de dinheiro. O pedido foi feito neste sábado pelo promotor Guillermo Marijuan, segundo informações da Agência Brasil.

Cristina Fernández de Kirchner - Sputnik Brasil
Cristina Kirchner prepara retorno à cena política em fevereiro
Marijuan tomou a iniciativa após a delação premiada de uma testemunha. O caso é manchete de veículos de imprensa argentinos desde 2013. Na época, o financista Leonardo Farina revelou, em um programa de TV, que ajudou a enviar milhões de euros do empresário Lazaro Baez à Suíça. Baez, que está preso, enriqueceu durante os governos Kirchner e é suspeito de ser testa de ferro da família.

Na última sexta-feira, Farina prestou depoimento por quase 12 horas. 

Macri também ameaçado

O atual presidente argentino, Maurício Macri, também tem seu nome envolvido nos documentos chamados Panama Papers. No último sábado, seus advogados apresentaram documentos sobre sua participação em empresas offshore da família. Macri aparece como diretor da Flag Trading, sediada nas Bahamas, e da Kagemusha, no Panamá.

A existência da Fleg Trading veio à tona com a publicação dos Panama Papers. Macri não declarou a empresa em 2008 e 2009, quando era prefeito de Buenos Aires. O presidente explicou – por meio de seus assessores, em entrevista a um jornal, e em discurso na televisão – que nunca foi acionista das empresas e que elas foram declaradas por seu pai, o empresário Franco Macri. 

A oposição, contudo, questiona Macri, alegando que ele foi eleito prometendo um governo transparente e de combate à corrupção.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала