Opositores sírios treinados pelos EUA se juntam a grupo terrorista

© AFP 2023 / AMC / Fadi al-HalabiInsurgentes da Frente Nusra.
Insurgentes da Frente Nusra. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Diversos combatentes da oposição síria treinados pelos Estados Unidos se juntaram ao grupo terrorista Frente al Nusra. A informação foi divulgada por uma fonte local da cidade de Tel Rifaat, nos arredores de Aleppo, citada pela agência Sputnik.

Ataques aéreos na Síria - Sputnik Brasil
Especialista: apesar das declarações, EUA não têm vontade de parar guerra na Síria
Segundo a fonte, os rebeldes que se denominam oposição moderada entregaram cerca de 30 unidades de equipamento militar e todas as armas, jurando lealdade ao grupo. 

Foi informado também que os combatentes foram alojados em uma escola na cidade que também serve como um depósito de armas.

Anteriormente, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA informou que cerca de 70 rebeldes sírios foram treinados pelos EUA entraram na Síria a partir da Turquia na última segunda-feira.

Su-30SM durante MAKS-2015 - Sputnik Brasil
Kerry admite: aviões russos estão na Síria com fins defensivos
O Congresso dos EUA aprovou no final de 2014 um plano de 500 milhões de dólares para treinar e equipar 5.400 combatentes sírios moderados para combater grupos terroristas no Iraque.

Em julho, Washington enviou para a Síria 54 combatentes treinados em bases militares na Turquia. No entanto, os EUA admitiram que recentemente perderam contato com a maioria deles.

O Departamento de Defesa e do Comando Central tem sido criticado por senadores por este programa de treinamento. Alguns classificaram a iniciativa de "fracasso total", exigindo uma mudança de estratégia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала