Conselho de Dirigentes do Talibã escolhe o novo líder do movimento

© Reprodução da internetMullah Akhtar.
Mullah Akhtar. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Akhtar Mohammad Mansour é o novo líder do Talibã, segundo informou o jornal paquistanês The Express Tribune. O Conselho de Dirigentes (Shura) do movimento o escolheu para suceder Mullah Omar, cuja morte foi anunciada pelo governo do Afeganistão mas ainda não havia sido oficialmente confirmada pelo grupo.

Mullah Omar está na lista de procurados dos EUA. - Sputnik Brasil
Governo afegão anuncia a morte do líder do Talibã
Novo líder foi ministro da Aeronáutica no período em que o Talibã governou o Afeganistão. Mullah Akthar, como passa a ser chamado, chegou ao poder no movimento em meio a relatos de divisão interna por conta das negociações de paz, as quais ele seria favorável. Seu vice será Sirajuddin Haqqani.

A morte do antigo líder do Talibã foi alvo de muitas especulações na imprensa internacional nos últimos meses. No entanto, muitas mensagens e vídeos atribuídos a Mullah Omar continuavam sendo publicados em sites do movimento. Nesta semana, o governo afegão anunciou que ele havia morrido em abril de 2013 no Paquistão de causas não reveladas.

Forças de segurança afegãs patrulham território após explosão ao lado do parlamento em Cabul - Sputnik Brasil
Negociações de paz para Afeganistão podem ter lugar na China
Líder do Talibã na luta contra as tropas soviéticas, Mullah Omar teria perdido o olho nestes conflitos e deixado o Afeganistão. Ele retornou ao país após a saída das forças da União Soviética no início dos anos 1990 para combater na guerra civil. Assumiu o poder afegão em 1996, tendo ficado até 2000.

No período em que governou o Afeganistão, se associou ao então chefão da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. A aliança o obrigou a fugir para o Paquistão após os atentados de 11 de setembro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала