- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

OMS considera epidemia de dengue no Brasil

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da chikungunya
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da chikungunya - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Brasil já registra 745,9 mil casos de dengue notificados no país entre 1 de janeiro e 18 de abril deste ano. De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, comparando com o número de habitantes, o país já tem índices de epidemia, pois registra 367,8 casos notificados para cada grupo de 100 mil habitantes.

Para a OMS, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes o país é considerado em estado de epidemia. O número total de casos corresponde a um aumento de 234,2% em relação ao mesmo período de 2014, mas 48,6% menor em comparação com 2013, quando na mesma época foram notificadas 1 milhão e 400 mil ocorrências da doença.

A dengue já causou em 2015 a morte de 229 pessoas nas 15 primeiras semanas do ano, um aumento de 44,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 158 óbitos. Porém, em relação a 2013, quando houve 379 mortes, há uma queda de 39,6%.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue está concentrada principalmente na Região Sudeste do país, onde ocorrem 70% das notificações, principalmente no Estado de São Paulo.

As Regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentam a maior incidência de casos: sendo 575,3 por 100 mil habitantes no Sudeste e 560,7 no Centro-Oeste. Em seguida vêm a Região Nordeste, com 173,7 casos, o Sul, com 159,8 casos, e o Norte do país, com 156,6 casos notificados por 100 mil habitantes.

Em números absolutos, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná são os Estados com mais casos notificados.

Das 229 mortes, 169 foram no Estado de São Paulo. Goiás vem em seguida, com 15, à frente de Paraná e Minas Gerais, com 8 mortes cada.

Para ajudar no combate à dengue, uma vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A vacina já foi testada em humanos, e apresentou eficácia de pelo menos 95% contra os 4 tipos de vírus da dengue.

O Instituto Butantan pediu no último dia 10 à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para antecipar a última fase de testes, quando 17 mil pessoas deverão ser vacinadas.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que as vacinas estão prontas para o teste na população e que só falta a Agência autorizar. “Se a Anvisa nos disser que pode fazer a fase 3, e se houver um número grande de dengue no Brasil, nós podemos fazer isso em menos de 1 ano, e aí já começa a ter a vacina.”

A Anvisa informou que deu prioridade ao pedido feito pelo Instituto Butantan e deve ter uma resposta em 45 dias. A Agência ressalta, no entanto, que só vai ser possível avaliar a eficácia da vacina contra a dengue após a conclusão do último teste.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала