Ciência e sociedade

Paisagem de Marte: nuvens de poeira africana deixam alaranjado o ar de Atenas (FOTOS, VÍDEO)

A concentração de poeira africana aumentou sete vezes nas últimas 24 horas no ar de Atenas, informou o meteorologista do canal de televisão ERT, Panagiotis Giannopoulos.
Sputnik
Ontem à noite o céu sobre Atenas ficou amarelo-alaranjado devido à poeira do Saara. Os meteorologistas chamaram esse fenômeno de Red Minerva, que trouxe muita poeira e piorou a qualidade do ar.
O céu estava laranja, pois a poeira estava nas altas camadas da atmosfera, muitas regiões da Grécia pareciam ser uma paisagem de Marte. Hoje já não é assim, porque a poeira desceu para as camadas inferiores. Atenas viveu algo semelhante há cerca de 20 anos e na ilha de Creta um fenômeno semelhante foi observado em 2018.
"Ontem o céu estava laranja, foram registradas concentrações de 100 a 120 microgramas por metro cúbico de ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde [OMC], concentrações superiores a 50 microgramas causam problemas" à saúde, disse Giannopoulos.
Os meteorologistas acreditam que as imagens terríveis de ontem não se repetirão hoje, porque a poeira está diminuindo gradualmente, mas o risco para a saúde ainda permanece.
O Ministério da Saúde recomendou às pessoas que sofrem de doenças respiratórias e cardiovasculares, às crianças e aos maiores de 65 anos que evitem a prática de exercício físico ao ar livre. É recomendável que toda a população reduza o tempo ao ar livre e mantenha as portas e janelas de suas casas fechadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar