Panorama internacional

Casa Branca admite que Rússia terá novas vitórias na Ucrânia nas próximas semanas

Os Estados Unidos admitiram a possibilidade de que a Rússia tenha ganhos territoriais na Ucrânia nas próximas semanas, mesmo com os envios de armamentos a Kiev. A afirmação foi feita pelo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24).
Sputnik
Um atraso de seis meses na aprovação do pacote de US$ 61 bilhões (R$ 314 bilhões) de ajuda à Ucrânia resultou na perda de territórios, incluindo Avdeevka, cidade da região russa de Donetsk, apontou Sullivan.
"É certamente possível que a Rússia consiga obter ganhos táticos adicionais nas próximas semanas. A Rússia tem tentado obter progressos muito lentos e dispendiosos em múltiplas frentes ao longo de semanas", disse.
A fala de Sullivan vem em meio à ratificação da nova lei de auxílio financeiro e militar à Ucrânia, assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta.
Serão enviados ao campo de batalha sistemas de defesa antiaérea, artilharias, sistemas de mísseis e veículos blindados, informou a Casa Branca.
Nesta quarta-feira também foi revelado pelo Pentágono que os Estados Unidos já realizaram o envio de mísseis de longo alcance ATACMS a Kiev, no pacote de ajuda militar de 12 de março. Mais estão previstos para chegar neste mês.
Operação militar especial russa
Quem são os brasileiros que morreram no campo de batalha na Ucrânia?

Rússia tem experiência em abater ATACMS

À Sputnik, Yan Gagin, conselheiro-chefe da República Popular de Donetsk (RPD), comentou o envio dos ATACMS norte-americanos.
Segundo Gagin, os sistemas de defesa aérea russos já têm experiência em destruir esses mísseis táticos. "Nossa defesa aérea já encontrou esses alvos, há experiência bem-sucedida na destruição de mísseis ATACMS. Mas é improvável que eles mudem seriamente a situação na linha de frente, eles foram destruídos com sucesso antes."

"Direi ainda mais: nossas forças de defesa aérea já ganharam experiência na destruição de praticamente todos os mísseis da OTAN."

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar