Panorama internacional

Itamaraty pede 'contenção máxima' depois de ataque de Israel ao Irã

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que acompanha com grave preocupação a escalada de tensões entre Israel e Irã. O chanceler Mauro Vieira manifestou-se após notícias de ataques à cidade iraniana de Isfahan, onde ficam localizadas diversas bases militares e centrais nucleares.
Sputnik
"O Brasil apela a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada", disse o MRE.
Vieira transmitiu as preocupações brasileiras diretamente ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, durante um encontro bilateral ocorrido na sede das Nações Unidas, em Nova York, nesta sexta-feira (19).
Panorama internacional
Analista: o pequeno ataque do Irã não representa seu poder, foi 'apenas um tapa na cara' de Israel
As tensões entre os dois países voltaram a aumentar após o bombardeio israelense contra a seção consular da embaixada iraniana em Damasco, capital da Síria. O ataque teve como alvo oficiais de alta patente do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), uma divisão das Forças Armadas do Irã.
Em resposta, no último sábado (13), o Irã lançou um ataque programado contra Israel, que, com a ajuda da Jordânia, dos Estados Unidos e do Reino Unido, conseguiu bloquear a maior parte dos mísseis e drones empregados.
De acordo com o Irã, o mais recente ataque de Israel não causou danos a nenhuma infraestrutura iraniana e nem fez vítimas. Segundo o governo, não há planos de retaliação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar