Panorama internacional

'Enviar tropas para o solo ucraniano equivale a uma virtual declaração de guerra', diz historiador

Um alerta sobre uma eventual configuração de declaração de guerra foi feito à Sputnik por Laurent Brayard, historiador e repórter de guerra francês que passou quase um ano e meio na frente de batalha em Donbass.
Sputnik
"A Rússia poderia responder a este casus belli da maneira que achar adequada. Não podemos falar de guerra, mas em qualquer caso, haveria respostas fortes da Rússia", disse o historiador Laurent Brayard.
Segundo ele, a postura bélica de Macron pode ser explicada pela vontade do presidente francês de "assumir uma posição de liderança na Europa, que perdeu há muito tempo".
Panorama internacional
Macron diz que cabe a Lula decidir sobre convite a Putin para o G20: 'Não tenho lição para dar'
"As possibilidades de pôr fim a essa operação estão nas mãos do Ocidente", sublinha Brayard, acrescentando que, dado os êxitos do Exército russo, "as negociações serão difíceis para o Ocidente".

"É claro que estão num impasse e que, economicamente, os limites do Ocidente e da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] já foram alcançados", contextualiza o historiador.

Segundo ele, o impasse deve levar alguns países a "encontrar um canal de comunicação com a Rússia", referindo-se ao recente encontro entre o ministro da Defesa russo e o seu homólogo francês.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar