Panorama internacional

EUA e Japão planejam realizar maior reforço da aliança militar desde 1960, diz mídia

Joe Biden e Fumio Kishida terão conversas na Casa Branca em 10 de abril, onde anunciarão laços militares mais integrados, segundo o Financial Times.
Sputnik
Os EUA e o Japão planejam a maior atualização de sua aliança de segurança em décadas para combater a China, informa no domingo (24) o jornal britânico Financial Times (FT).
Os dois países pretendem que suas Forças Armadas cooperem e planejem as ações de forma mais integrada, para o caso de uma crise como um conflito em Taiwan. O plano é reestruturar o comando militar dos EUA no Japão para reforçar o planejamento operacional e os exercícios bilaterais, reforçando os termos de um tratado de defesa mútua assinado em 1960.
Panorama internacional
EUA e Reino Unido querem expandir pacto de defesa do Pacífico antes das eleições, diz mídia
No entanto, "a coordenação é dificultada porque as forças dos EUA no Japão mudaram pouco desde os dias em que os militares americanos e japoneses faziam menos coisas juntos, e têm pouca autoridade de comando e controle. O Japão tem que lidar mais com o comando do Indo-Pacífico dos EUA no Havaí, que fica 19 horas atrás de Tóquio e a 6.200 km de distância", explica o FT.
Assim, de acordo com as fontes, Joe Biden, presidente dos EUA, e Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, deverão revelar o plano quando o líder norte-americano receber o premiê japonês na Casa Branca em 10 de abril.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar