Operação militar especial russa

Defesa russa: Rússia repele forças de sabotagem ucranianas que perdem até 30 militares (VÍDEO)

As Forças Armadas da Rússia repeliram as forças ucranianas em várias direções, incluindo em sua tentativa de atacar regiões russas, conforme explicou o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
As tropas ucranianas perderam cerca de 430 soldados nas regiões fronteiriças russas de Belgorod e Kursk, e também na direção de Avdeevka, relatou neste sábado (16) o Ministério da Defesa da Rússia.
Trinta dessas mortes ocorreram nas regiões de Belgorod e Kursk, onde as forças ucranianas tentaram ataques sem sucesso e também perderam três tanques, dois veículos blindados de combate e lançadores múltiplos de foguetes Vampire e Grad. Já na direção de Avdeevka, com participação do agrupamento de tropas Tsentr (Centro), os militares russos assumiram posições superiores, repeliram três ataques e destruíram igualmente 17 veículos militares, obuseiros Msta-B, D-20 e D-30 e outros equipamentos.
Quanto às direções de Donetsk e Kherson, a Rússia, com os agrupamentos de tropas Yug (Sul) e Dniepre, infligiu cerca de 300 baixas no inimigo, bloqueou um ataque e aniquilou 13 veículos militares, obuseiros FH-70, D-20 e M119 e quatro depósitos de munição das Forças Armadas da Ucrânia, observou o comunicado.
Relativamente às direções de Kupyansk e a sul de Donetsk, os efetivos russos, com os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Vostok (Leste), assumiram posições mais vantajosas e repeliram três ataques adversários, eliminando cerca de 180 combatentes ucranianos, nove veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Gvozdika, uma estação de guerra eletrônica Bukovel-AD e outros armamentos, informou o órgão militar.
As Forças Armadas da Rússia acertaram ainda em uma fábrica de montagem de drones, locais de destacamento temporário e postos de controle de drones das Forças Armadas da Ucrânia.

"Os meios de defesa antiaérea abateram durante as últimas 24 horas 108 drones ucranianos, 17 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes, incluindo 15 Vampire de produção tcheca, um Himars de produção norte-americana, um Grad", acrescentou o Ministério da Defesa.

No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 577 aviões, 269 helicópteros, 15.681 veículos aéreos não tripulados, 486 sistemas de defesa antiaérea, 15.505 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.240 lançadores múltiplos de foguetes, 8.425 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.829 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar