Operação militar especial russa

Munição planadora de precisão da Rússia causará 'tremenda dor de cabeça' na Ucrânia, diz mídia

A guerra por procuração do Ocidente contra a Rússia na Ucrânia será considerada em trajetória de queda para dizimar a anteriormente temível reputação do armamento caro e de alta tecnologia da OTAN. Ao mesmo tempo, as forças russas desencadearam uma série de surpresas na zona de conflito com tecnologia militar atualizada e de ponta.
Sputnik
No entanto, outra arma russa teria despertado o interesse dos meios de comunicação ocidentais, em meio a preocupações de que poderia aumentar as dores de cabeça de Kiev.
A nova munição planadora interespecífica UMPB D-30SN parece estar despertando muito interesse porque esta bomba alada guiada com precisão é uma arma de fora de alcance que, segundo rumores, é adequada para lançamento de aeronaves e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes baseados em terra (MLRS, na sigla em inglês), como o Tornado-S da Rússia.
Uma arma de fora de alcance pode ser lançada de uma grande distância, permitindo que aqueles que a utilizam evitem o fogo defensivo do alvo.

"Se também puder ser lançada do solo, forneceria alcance estendido e preciso para sistemas de artilharia de foguetes russos, sem a necessidade de arriscar aeronaves táticas. Isso pode ser especialmente útil para atingir alvos sensíveis ao tempo em longas distâncias, como posições de artilharia e sistemas de defesa aérea", escreveu o portal norte-americano The War Zone (TWZ).

Segundo a publicação, embora os detalhes sobre a munição ainda fossem limitados, a arma planadora semelhante a uma bomba de pequeno diâmetro traçou paralelos com a bomba norte-americana de pequeno diâmetro GBU-39, também capaz de ser lançada do ar e do solo. A Ucrânia, acrescentou o meio de comunicação, recebeu a versão lançada do solo GLSDB como parte dos pacotes de ajuda militar ocidental recebida por Kiev.
Comentar