Panorama internacional

Forças militares dos EUA, Reino Unido e França abatem drones houthis, após ataque a cargueiro

Forças militares dos EUA, França e Reino Unido abateram dezenas de drones na área do mar Vermelho neste sábado (9), depois que os houthis do Iêmen atingiram o navio graneleiro Propel Fortune e destróieres dos EUA na região.
Sputnik
O Comando Central dos EUA (CENTCOM) informou que as forças militares da coalizão derrubaram pelo menos 28 drones no mar Vermelho nas primeiras horas de sábado (9).

"Nenhum navio da Marinha dos EUA ou da coalizão foi danificado no ataque e também não houve relatos de danos por parte de navios comerciais", disse o CENTCOM em comunicado.

Um navio de guerra francês e jatos de combate também derrubaram quatro drones de combate que avançavam em direção a navios da missão europeia na região, segundo comunicado do Exército francês, divulgado em uma postagem na plataforma de mídia social X (antigo Twitter).
"Na manhã de 9 de março de 2024, uma fragata polivalente, que patrulhava o golfo de Áden como parte da operação Aspides da UE, detectou quatro drones de combate vindo em sua direção em um voo tático. A fragata francesa e os caças destruíram os drones em legítima defesa", diz a postagem.
Mais cedo, o porta-voz militar do grupo, Yahya Sarea, afirmou em discurso que os houthis haviam alvejado o navio de carga e "diversos destróieres dos EUA no mar Vermelho e no golfo de Áden com 37 drones".
Panorama internacional
Ataque houthi contra navio mata 2 marinheiros no golfo do Áden
Os houthis, que controlam grandes partes do Norte e Oeste do Iêmen, têm atacado navios no mar Vermelho e no golfo de Áden desde novembro, em uma campanha em prol dos palestinos durante a guerra de Israel contra o Hamas, em que exigem do governo israelense um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Em dezembro, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou a criação de uma operação multinacional para garantir a navegação no mar Vermelho.
Comentar