Panorama internacional

'Se você não pagar, será expulso': senador dos EUA repreende membros da OTAN

Os membros da OTAN têm obrigação por um Compromisso de Investimento em Defesa a dedicar não menos do que dois por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) anual em gastos de defesa, mas a maioria dos aliados dos EUA apresentam um cumprimento inferior, de acordo com o senador Lindsey Graham.
Sputnik
O senador republicano dos EUA Lindsey Graham sugeriu a expulsão de membros da OTAN cujo orçamento fica aquém do padrão de gastos da aliança.
"Quero ter um sistema onde se você não pagar você é expulso […]. O [ex-]presidente Trump tem razão em querer que os países da OTAN cumpram sua obrigação de dois por cento", disse o senador estadunidense durante uma entrevista à CBS Face the Nation.
Membros do bloco militar, que engloba 31 nações, são obrigados pelo Compromisso de Investimento em Defesa a alocar um mínimo de 2% do seu PIB anualmente, mas 19 dos membros não cumprem esta condição, de acordo com Graham.

Ele expressou a necessidade de a OTAN transformar isso em uma obrigação relevante, enfatizando sua forte admiração pela Aliança Atlântica. Apontando que "ainda faltam US$ 70-80 bilhões na mesa", e exortou todos os aliados inadimplentes para pagar os dois por cento.

Panorama internacional
Pare de reclamar de Trump e concentre-se nos interesses da Europa, diz possível novo chefe da OTAN
Donald Trump, o favorito para se tornar o candidato republicano na corrida presidencial das eleições de novembro, tem consistentemente expressando oposição ao bloco militar, dizendo que é "obsoleto", e afirmou que os aliados da OTAN "se riem da estupidez dos Estados Unidos" por gastar mais na Ucrânia.
Comentar