Panorama internacional

Mídia: governo do Peru afirma que petrolífera estatal 'está falida'

O Ministério de Energia e Minas (Minem) do Peru afirmou nesta terça-feira (20) que a estatal Petróleos del Perú (Petroperú) "está falida" e garantiu que se não for encontrada alguma solução viável, sua recuperação não será possível.
Sputnik

"A Petroperú é uma empresa que está falida, temos que ser honestos, está falida. E se não houver mudanças na forma de gerir, de encontrar fórmulas, a recuperação será impossível", declarou o ministro da pasta, Rómulo Mucho, à rádio local RPP.

A Petroperú é uma empresa estatal de direito privado, mas o capital pertence ao Estado. A empresa dedica-se ao transporte, ao refino, à distribuição e à comercialização de combustíveis e derivados de petróleo.
Em janeiro, a empresa solicitou ao Estado resgate econômico no valor de US$ 1,15 bilhão (R$ cerca de 5,5 bilhões).
Panorama internacional
Mercado global de petróleo enfrentará em breve escassez de suprimento, alerta empresa dos EUA
Esse resgate foi solicitado em decorrência de problemas econômicos gerados desde 2021 por má gestão e crimes de corrupção. O Estado peruano recusou-se a fornecer resgate à empresa, alegando falta de fundos.
Mucho afirmou ainda que há propostas de reforma da empresa por parte do Ministério da Economia e descarta que a empresa seja vendida a preço baixo, já que "muito foi investido nela".
Comentar