Panorama internacional

Europa por si só: com Trump na Casa Branca, UE ficará isolada, afirma primeiro-ministro belga

A vitória de Donald Trump na bancada republicana em Iowa já gerou as primeiras reações na Europa, onde não parece haver grande satisfação com o avanço eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos.
Sputnik
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, advertiu que a União Europeia (UE) pode ficar sem o auxílio dos Estados Unidos caso Trump retorne à Casa Branca nas eleições de novembro de 2024.

"Se 2024 nos trouxer novamente o lema 'América em primeiro lugar', será mais do que nunca uma 'Europa por si só'", declarou o presidente belga em um discurso perante o Parlamento europeu.

Panorama internacional
Hungria sugere plano para financiar Ucrânia sem comprometer orçamento da União Europeia
Neste ano, De Croo desempenhará um papel crucial na política europeia, pois seu país ocupará a presidência rotativa do Conselho da UE nos próximos seis meses. Nesse contexto, o político enfatizou que, em 2024, muitas democracias e liberdades serão colocadas à prova.
"2024 será um ano crucial, no qual nossas democracias e liberdades serão testadas", afirmou Alexander De Croo, referindo-se às eleições presidenciais europeias, bem como as americanas.
Comentar