Panorama internacional

Venezuela quer ingressar no BRICS 'pela porta da frente' ainda neste ano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (15) que espera que seu país se junte ao BRICS neste ano durante a próxima cúpula do grupo, que acontecerá na Rússia.
Sputnik
"Neste ano de 2024, fomos convidados para a reunião do BRICS na Rússia, temos a aspiração certa de que a Venezuela entre no BRICS pela porta da frente", disse o presidente durante o seu discurso anual à nação perante a Assembleia Nacional, parlamento unicameral da Venezuela.
A Venezuela participou pela primeira vez da XV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do BRICS, que aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, entre os dias 22 e 24 de agosto de 2023.
O presidente venezuelano destacou que o bloco concentra "25% do produto interno bruto (PIB) mundial e acolhe 16% do comércio global", razão pela qual considerou estratégica a possibilidade de entrar na aliança.
Além disso, o presidente destacou que nesta nova etapa o plano é reconstruir a integração latino-americana e caribenha, bem como avançar alianças estratégicas com países emergentes, para contribuir para o nascimento de um mundo multipolar.
A próxima reunião do BRICS será realizada em Kazan, oeste da Rússia, em outubro deste ano.
Panorama internacional
Sem a Argentina, qual país latino-americano é favorito para pleitear uma vaga no BRICS?
Comentar