Panorama internacional

Líder palestino, Mahmoud Abbas quer reestabelecer contato com liderança do Hamas

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), corpo governamental que rege a região da Cisjordânia, Mahmoud Abbas, instruiu seus oficiais a restabeleceram contato com o Hamas, partido palestino que governa a Faixa de Gaza.
Sputnik
Atualmente a ANP é governada pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), frente unida de diferentes partidos palestinos. A OLP e o Hamas estavam com as relações cortadas desde junho de 2007, quando, após a OLP contestar os resultados das eleições parlamentares em Gaza, seus membros foram expulsos da região pelo Hamas.
Segundo Abbas, a OLP "captou sinais do Hamas sobre sua disponibilidade para o diálogo".
"O presidente Mahmoud Abbas me pediu para entrar em contato com o Hamas. Haverá uma ligação com os líderes do Hamas nesta noite", disse Azzam al-Ahmad, membro do comitê executivo da OLP, ao canal de TV Al Arabiya.
Panorama internacional
Quem vai administrar a Faixa de Gaza após a incursão militar de Israel?
Segundo o político, os representantes da OLP estão "prontos para realizar uma reunião imediata no Cairo com os líderes do Hamas".
"Nossa porta está aberta, e não colocamos condições para o contato com o Hamas… Nos agarraremos a qualquer vislumbre de esperança para unir as fileiras palestinas", disse.
Se o restabelecimento do contato entre o Hamas e a OLP se concretizar, isso será, segundo analistas, uma grande derrota política para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyanhu, que, durante todos os anos de seu governo, se esforçou para aprofundar as divisões internas dos palestinos.
Panorama internacional
Como Hamas prejudicou os planos de criar 'OTAN do Oriente Médio' entre EUA, Israel e Arábia Saudita?
Comentar