Notícias do Brasil

Lula encerra 1º ano de mandato com 38% de aprovação; outros 30% reprovam o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fecha seu primeiro ano de mandato com uma avaliação estável. Ao todo, 38% dos brasileiros aprovam o governo do petista, reprovado por outros 30%. Outros 30% consideraram o governo Lula regular em 2023.
Sputnik
A pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) e divulgada nesta quinta-feira (7), que avalia a popularidade do presidente, ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na terça (5). A margem de erro é, em média, de dois pontos para mais ou para menos.
Lula baixou dois pontos percentuais no quesito aprovação na pesquisa atual em relação à divulgada no dia 6 de setembro, quando aparecia com 40%. A reprovação, por sua vez, saltou de 25% para 30%.
Os eleitores também foram perguntados se "aprovam ou desaprovam a maneira como o presidente Lula governa". Diante da questão, 51% disseram que aprovam, contra 43% de desaprovações.
Panorama internacional
Lula ratifica adesão da Bolívia ao Mercosul: o que isso representa para o bloco?
Apesar de seu governo ser aprovado pela maioria dos entrevistados, 50% afirmaram não confiar em Lula, enquanto outros 48% afirmaram confiar no presidente. Para 57%, neste primeiro ano, Lula fez menos do que esperavam. Outros 24% reconheceram que o presidente fez o esperado e, para 16%, o mandato até aqui superou as expectativas.
Em seu terceiro mandato, Lula teve uma avaliação estável ao longo do ano. Se comparado ao primeiro ano de avaliação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que deixou o cargo em dezembro do ano passado, o petista se saiu melhor. Bolsonaro terminou 2015 com 30% de aprovação.
Comentar