Panorama internacional

López Obrador diz que vitória de Milei foi 'gol contra'; argentino vai a Israel e EUA antes de posse

Na visão do líder mexicano, a eleição de Milei não vai ajudar o povo argentino na luta contra a profunda crise econômica instalada no país. Futuro presidente diz que vai aos EUA e Israel antes da posse para "viagem espiritual".
Sputnik
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, classificou nesta terça-feira (21) a eleição de Javier Milei na Argentina como um "gol contra", mesmo dizendo que respeitava a decisão tomada pelos eleitores na América do Sul.

"Para resumir, com todo o respeito, foi um gol contra. E embora eu respeite a decisão que os povos tomam, não concordo com os governos de direita", disse López Obrador quando questionado sobre a vitória eleitoral do economista no último domingo (19), segundo a agência Reuters.

Após a vitória de Milei, as ações da Argentina dispararam mais de 20%, e o dólar paralelo ultrapassou os 1.000 pesos nesta terça-feira (21), relata o jornal Folha de S.Paulo. O chamado dólar blue, que iniciou o dia instável, saltou de 950 a 1.050 até o início da tarde, em relação à última sexta-feira (17), uma alta de cerca de 11%.
Panorama internacional
China diz à Argentina que corte nas relações será 'erro grave'; Brasil adota estratégia para Milei

Viagem 'espiritual' aos EUA e Israel

Antes de assumir o cargo em 10 de dezembro, o futuro presidente argentino fará uma viagem aos Estados Unidos e a Israel, segundo a agência Bloomberg.

"A viagem tem mais um significado espiritual do que outras características", disse Milei em uma entrevista de rádio ontem (20) citada pela mídia.

Milei visitará Miami e Nova York antes de ir para Israel "nos próximos dias" e confirmou que se encontraria com rabinos na viagem, sem dar maiores detalhes.
Ele acrescentou que discutiu a viagem ao Oriente Médio com o embaixador israelense na Argentina no domingo (19). O economista criticou a forma como o presidente Alberto Fernández lidou com 21 argentinos que foram feitos reféns pelo Hamas em outubro.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, parabenizou o presidente eleito pelo X (antigo Twitter), ao mesmo tempo em que estendeu um convite.
Parabéns ao presidente eleito da Argentina Javier Milei! Esperamos trabalhar junto com vocês para fortalecer as relações entre Israel e Argentina e aprofundar os laços entre os povos. Convido você a visitar Israel em breve, para continuar nosso diálogo e inaugurar a Embaixada da Argentina em Jerusalém, capital de Israel
Entre as pessoas sequestradas, estão uma criança de cinco anos e um bebê de nove meses que ainda não foram libertados, de acordo com a imprensa local. A Argentina abriga uma das maiores comunidades judaicas do mundo fora de Israel.
Comentar