Panorama internacional

Rússia: elaboração de novas resoluções sobre Faixa de Gaza é bloqueada pelos EUA

Diante da nova espiral do conflito palestino-israelense, os aliados dos EUA não querem colocar Washington em uma situação difícil e mostrar discordâncias, mas elas existem, declarou Dmitry Polyansky, primeiro vice-representante permanente da Rússia na ONU.
Sputnik
"Os aliados dos EUA não querem deixar os Estados Unidos em uma situação embaraçosa e não querem mostrar discordâncias", disse o alto representante russo, observando que isso ficou bem claro após o veto dos EUA ao projeto de resolução brasileiro sobre a Faixa de Gaza.
Vale ressaltar que, em outubro, a resolução brasileira somou 12 votos de apoio e 2 abstenções (Rússia e Reino Unido). Com este resultado, o texto poderia ter sido aprovado, mas o poder de veto dos EUA fez com que o documento fosse declinado. Esta mesma votação revelou divergências entre os EUA e os países ocidentais, deixando Washington isolada.
"Infelizmente, parece que o Conselho de Segurança está paralisado por causa desta decisão dos EUA", acrescentou ele.
Panorama internacional
EUA e Reino Unido votam contra resolução da ONU que condena o neonazismo
Polyansky observou que a Rússia acredita que é necessária uma cooperação internacional para dar novos passos a fim de resolver a crise na Faixa de Gaza. Ele disse que o plano de ação para um acordo é claro: dois Estados vivendo em paz um com outro nas fronteiras de 1967 - essa é a única maneira de evitar futuros problemas.
Comentar