Panorama internacional

Exército polonês compra mais de mil mísseis antiaéreos britânicos

Aquisição ocorre pouco mais de um mês após país interromper o fornecimento de armas à Ucrânia, e faz parte do Narew, o maior e mais complexo programa de modernização das Forças Armadas polonesas.
Sputnik
O Exército polonês adquiriu mais de mil Mísseis Modulares Antiaéreos Comuns (CAMM, na sigla em inglês) britânicos e mais de 100 lançadores. A aquisição foi anunciada nesta terça-feira (7), pelo ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, em uma postagem na rede social X (antigo Twitter).

"Hoje a Polska Grupa Zbrojeniowa [empresa de armamento polonesa] e a MBDA [fabricante de mísseis europeia] celebraram um acordo sobre o programa Narew, [e] como resultado […] a indústria de defesa polonesa fornecerá ao Exército polonês mais de 1.000 mísseis CAMM e mais de 100 lançadores", escreveu Blaszczak.

Polônia recebe novos caças sul-coreanos de última geração FA-50
No anúncio desta terça-feira, Blaszczak informou que o valor do contrato firmado entre as empresas ultrapassa 4 bilhões de libras (cerca de R$ 19,9 bilhões). Ele destacou que o acordo envolve também a transferência de tecnologia para garantir a produção de mísseis e lançadores na Polônia.
O Narew é o maior e mais complexo programa de modernização das Forças Armadas polonesas. O anúncio de hoje vem pouco mais de um mês após a Polônia anunciar a interrupção no fornecimento de armas à Ucrânia para priorizar o aparato bélico de suas Forças Armadas.
Não é a primeira vez neste ano que a Polônia anuncia uma compra de armas de grande escala. Em abril, o país gastou mais de 13 bilhões de zlotys (cerca de R$ 15,57 bilhões) para aumentar a capacidade da defesa antiaérea de longo alcance. Na ocasião foram adquiridos, entre outras armas, mísseis CAMM e lançadores da fabricante MBDA.
Comentar