Panorama internacional

Rússia e Cuba assinam acordo de cooperação comercial e econômica até 2030

Vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, diz que acordo visa incentivar o crescimento do comércio e do investimento entre os dois países e fortalecer os laços entre as comunidades empresariais.
Sputnik
Os governos da Rússia e de Cuba assinaram, nesta quarta-feira (1º), um acordo de cooperação comercial e econômica com duração até 2030.
A informação foi dada em comunicado divulgado pelo vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernyshenko, após uma reunião com seu homólogo cubano, Ricardo Cabrisas.
"Após a reunião, foi assinado um acordo de cooperação comercial e econômica até 2030. O documento estipula a expansão da cooperação nas esferas comercial, econômica, científica e técnica, estimulando o crescimento do comércio e do investimento, e fortalecendo os laços entre as comunidades empresariais, criando condições para uma aproximação efetiva das empresas dos dois países", afirmou o comunicado.
Panorama internacional
Rússia exige na ONU revogação do bloqueio econômico e comercial dos EUA contra Cuba
Durante a reunião, Chernyshenko e Cabrisas discutiram iniciativas conjuntas, incluindo projetos para a construção de estações solares em Cuba, uma empresa agroindustrial para cultivar e processar cana-de-açúcar, produção de fertilizantes, bem como vários projetos de infraestruturas. O vice-primeiro-ministro russo também enfatizou a importância de aumentar a cooperação bilateral na indústria energética.

"As questões do desenvolvimento do turismo também foram abordadas. No primeiro semestre deste ano, mais de 60 mil russos visitaram Cuba. Tendo em conta o lançamento de voos regulares a partir de 1º de julho de 2023, o fluxo turístico russo cresce de forma constante. O Ministério do Transporte da Rússia planeja aumentar o número de voos da Rússia para Cuba. Até ao final de 2023 há planos para operar até dez voos por semana", disse o comunicado.

Comentar