Ciência e sociedade

Edifício e tesouros de cidade submersa são descobertos nas águas da Grécia (FOTOS)

Explorando a costa ocidental da antiga cidade Salamina, uma equipe de arqueólogos subaquáticos descobriu um grande, longo e estreito edifício público parcialmente submerso debaixo d'água. Isso foi relatado pelo Ministério da Cultura da Grécia na quinta-feira (26).
Sputnik
Salamina foi uma cidade-Estado grega na costa leste da ilha do Chipre. Essa cidade também é conhecida por seu papel nas Guerras Persas que a Grécia travou contra o Império Aquemênida em 499-449 a.C.
As ruínas submersas da cidade estão agora sendo exploradas por arqueólogos marítimos. Em 2021, eles descobriram uma barragem marítima que fazia parte do sistema de fortificação da cidade.
Uma nova descoberta foi um enorme edifício chamado Stoa, uma passagem coberta que envolvia um espaço público aberto, como um mercado ou uma praça.
Fragmento de coluna com inscrição, datado do século IV a.C.
O comprimento do edifício era de 32 metros, a altura – seis metros. Dentro havia premissas que os arqueólogos ainda não exploraram.
Um fragmento do dedo de uma estátua antiga que remonta ao século IV a.C.
Artefatos encontrados no Stoa incluem cerâmica, rolhas de ânforas, 22 moedas de bronze e fragmentos de mármore. Por exemplo, dois dos objetos de mármore são particularmente significativos e datam do século IV a.C.
Cerâmica ateniense do século IV a.C.
A parte superior de uma estela de mármore com uma imagem em relevo de um homem, em cuja cabeça uma coroa de flores é colocada, também foi preservada.
Os cientistas sugeriram que Ajax pode ter sido retratado na parede, como ele era muito reverenciado em Salamina.
Parte de uma coluna de mosaico de mármore que remonta ao século IV a.C.
Comentar